sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FISIOLOGIA


Sexta-feira será o dia da Fisiologia aqui no blog. Todos as postagens serão voltadas para este assunto. Na sexta cumprirei o objetivo deste blog - que é me fazer estudar mais!

Abraços a todos - até a semana que vem.

Aproveitem e respondam a pesquisa sobre o que acharam desta divisão da semana, na coluna ao lado.

MOTIVAÇÃO!


Quinta-feira - antivéspera de final de semana - este foi o dia escolhido para os artigos sobre motivação.

Neste dia colocarei vídeos, historinhas, relatos ou qualquer coisa que nos anime e aos nossos alunos e atletas a continuar nessa vida que adoramos, mas que é tão sacrificante e difícil.

Até mais

SÓ TERMINA NO FINAL!

Coloquei um video que ilustra bem a importância de se estar concentrado na tarefa que se está executando até o final dela.
O vídeo, é divertido se não fosse trágico (para o competidor), mas importante para nos lembrar que a competição, ou o que quer que façamos, SÓ TERMINA NO FINAL!

video

Até mais.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

VARIEDADES


É sobre isso que falarei às quartas-feiras. Variedades. Notícias, curiosidades, diversão, livros e outras coisinhas.

Podem mandar sugestões!

Até mais.

PHELPS DIZ QUE QUER "VIVER" APÓS 2012.

Das agências de notícias
Riad, Arábia Saudita

O americano Michael Phelps, que conquistou oito medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim, anunciou que deixará as piscinas em 2012, após os Jogos de Londres, quando terá 27 anos.

- Dentro de quatro anos deixarei a natação e me dedicarei a viver - afirmou Phelps, que participa de fórum global sobre competitividade em Riad, na Arábia Saudita.

Phelps voltou aos treinos após meses de férias, onde fez uma "desintoxicação de tanta água", como admitiu mais de uma vez. Descansado, ele garante que fará uma preparação menos intensa para Londres do que a realizada para os Jogos de Pequim. - Estes quatro anos de natação que me restam serão mais relaxados que os últimos oito, durante os quais me dediquei exclusivamente a nadar - explicou.

Além de marcar a data de sua aposentadoria, o maior campeão olímpico de todos os tempos protagonizou uma cena engraçada em Riad. Durante a conferência, Phelps acertou o joelho na mesa e não conseguiu evitar uma careta de dor, para deleite dos fotógrafos presentes.
matéria publicada na globo.com - para ler clique aqui

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

HOJE É DIA DE TÉCNICA.



Seguindo a grade diária, terça-feira será o dia da técnica de nado no blog. Educativos, dicas, vídeos, atividades diferentes, tudo o que puder melhorar a técnica do nadador será descrito às terças-feiras.

EDUCATIVOS PARA VIRADAS


Colaboração: Prof. Frank Almora Diaz

TÉCNICA DE VIRAJES
1.- Deslizamiento tras empuje en pared.
2.- Nado encadenado (mano, pies, impulso).
3.- Deslizamiento con ½ tirabuzón.
4.- Nado encadenado con tirabuzones.
5.- Nado encadenado saliendo en diferentes direcciones.
CROL Y ESPALDA PROGRESIÓN
1.- Sobre colchoneta ruedo pies/pies.
2.- Voltereta en colchoneta y al agua.
3.- Voltereta en el agua.
4.- Pies fuera nariz a pared en L.
5.- Nado crol + tirabuzón.
6.- Nado crol + voltereta.
7.- Nado crol + voltereta y media dedos de la mano en pared.
8.- Igual pies en pared.
9.- Igual brazos estirados.
10.- Igual + deslizamiento.
11.- Igual + nado crol
12.- Igual + tirabuzón + nado espalda.
13.- Doble volatín.
14.- Viraje con hipervelocidad (carrerilla o asistido).


Atá mais.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

GRADE DE PUBLICAÇÕES.

Bom pessoal, para este ano, quero fazer uma modifcação nas publicações de postagens no blog. Quero deixar cada dia da semana dedicado a um assunto específico. Segunda-feira será o dia da HISTÓRIA DA NATAÇÃO.
Vídeos históricos, grandes momentos, passagens curiosas, tudo o que se refere ao passado deste nosso esporte glorioso.
Como abertura desta fase, tivemos o Recorde Mundial dos 400 medley do Ricardo Prado narrado por ele mesmo. Hoje, vamos mostrar outro momento emocionante: GUSTAVO BORGES PRATA NOS 200 LIVRE EM ATLANTA 1996.
Aproveitem.

Até mais.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

VIRADAS...VIRADAS...VIRADAS

Mais um vídeo bacana, do nosso eterno fornecedor YouTube. Este vídeo mostra várias viradas de todos os estilos, aprovadas ou não pela FINA nas provas oficiais, mas com certeza um bom material para ser utilizado em aulas e treinamentos. Todas as imagens são submersas e repetidas, primeiro em velocidade normal, depois em "slow motion". Bacana!



Até mais.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ANALISANDO A TECNICA DE MICHAEL PHELPS.

São dois vídeos japoneses que analisam a técnica empregada por Michael Phelps. Os vídeos são bem legais com ângulos de filmagem bem interessantes, tomadas em " slow motion" e divisão da tela com duas imagens simultâneas. Bem legal!





Até mais.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ricardo Prado - Recorde Mundial dos 400 medley.

Para quem gosta de história, isto é sensacional! É o vídeo do Recorde Mundial dos 400 medley de Ricardo Prado, comentado por ele mesmo. Muito bom, vale a pena assistir, relembrar e reverenciar nossos heróis.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

QUER VENCER? VISTA VERMELHO!!!


Best Swimming


Alex Pussieldi

Publicado em 24/05/2005


Se Vencer é Tudo, antropologistas britânicos têm um conselho para quem procura este objetivo: Vista vermelho!
O resultado da pesquisa foi feito junto a 4 esportes olímpicos de lutas nos Jogos de Atenas no ano passado. A grande maioria dos vencedores usavam vermelho nos seus uniformes ou em faixas protetoras do corpo.
O estudo realizado por Russell A. Hill e Robert A. Barton da Universidad de Durham na Inglaterra foi publicado este mês de maio no Jornal Britânico Nature. A conclusão do estudo diz que foram encontradas relações de resultados positivos de vitória em grande incidência da cor vermelha pelos atletas vencedores.
A cor vermelha também é bastante associada a agressividade dos animais. Com freqüência, a cor vermelha também indica sinal de predominância masculina nas raças animais.
O estudo também sugere que a cor pode ter um fator de intimidação ao oponente em combates atléticos especialmente quando os dois atletas tem a mesma condição técnica e física e que fatores como estes podem determinar a diferença nos resultados. No levantamento, os pesquisadores analisaram todos os resultados dos esportes de contato dos últimos Jogos Olímpicos: boxe, tae kwon do, luta greco romana e luta livre.
Nestes esportes, por determinação da organização, alguns atletas tinham de usar uma faixa vermelha identificartória. Atletas que usavam esta faixa foram predominantemente os mais vitoriosos nos combates analisados pela pesquisa.
A cor vermelho também pode fazer diferença nos esportes coletivos. Alguns antropologistas fizeram um estudo preliminar a respeito da Eurocopa 2004 na qual os times que tinham vermelho nos seus fardamentos fizeram mais gols e tiveram melhores resultados do que as outras cores.
Os cientistas não precisaram o quanto de vermelho dará ao atleta vantagem, mas explicam que a cor pode conter mensagens implícitas de perigo e vigor. Associação ao fato das pessoas quando se irritam tem seus rostos avermelhados ou até mesmo a relação com os sinais de pare (em vermelho) ou os sinais de trânsito onde o vermelho significa: parar!
Coincidência ou não, Tiger Woods, o maior golfista do mundo tem vestido uma camisa vermelha nos dias finais dos torneios internaiconais que tem participado.


Nota do Blog: Se isso for verdade, eu estou tranquilo, porque a cor forte do meu clube é o rosa, que nada mais é do que o vermelho da força com o branco da paz, heheheheheh
Abraços a todos.

MIXIRICA

FIM DAS FÉRIAS!


É isso aí pessoal, acabou a mamata, finalizou a zoeira, terminou a vida boa, e como não sou político, tenho que voltar ao batente!

Este é um ano que promete muita coisa, estou muito entusiasmado com os novos objetivos e desafios deste ano. Espero que sejam tão bons ou melhores que os do ano passado e desejo a todos um 2009 cheio de novas idéias e muito gás para trabalhar (porque precisaremos muito disso!), muita água, muitos alunos, muitos bebês (para garantir nosso futuro!) e muito calor (porque ninguém merece passar frio)!

Torço para que o blog continue a ser útil para alguém, de alguma forma, e que vocês gostem das coisas que escrevo aqui. Continuo falando que podem mandar comentários e pedidos sobre o que quiserem, que procurarei atender na medida do possível. Se sei, respondo; se não sei, encaminho a quem sabe. E assim vamos levando.

Um grande abraço a todos!


MIXIRICA

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009