sábado, 28 de abril de 2012

Sonhos...

Sonhar, todo mundo sonha, mas quem está disposto a pagar o preço para realizá-los? 
Bruna Primati - JUVENIL 1 VICE CAMPEÃ BRASILEIRA ABSOLUTA na prova dos 400 medley, no Troféu Maria Lenk 2012. Parabéns Bruninha!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Os trajes e os resultados...

Estou no Maria Lenk para a disputa do Troféu Maria Lenk 2012. Hoje tive 3 nadadoras na água para a disputa do troféu. Com uma delas, devido ao resultado, não sei se ela não melhorou o tempo porque eu não dei descanso, se errei no treino ou se o traje encheu de água, como ela mesmo disse. Não bastasse a enormidade de variáveis que temos que controlar para nosso atleta dar o resultado, depois da invenção dos trajes, temos mais uma para nos preocupar. Além de tudo dar certo, o traje também tem que cooperar - deve estar ajustado, não pode rasgar, não pode entrar água, deve ser do último modelo, etc, etc.
Na borda  da piscina hoje, presenciei o seguinte diálogo entre dois nadadores:
_ (nadador 1) O que você achou dessa bermuda? (arena)
_ (nadador 2) Pô, sei lá, é uma bermuda, né! Se fosse o traje completo seria diferente.
_ (nadador 1) Mas você sentiu diferença no aquecimento?
_ (nadador 2) ....silêncio...
Sou do tempo que isso não existia. Sei que os trajes fazem diferença - os tempos, pesquisas e propagandas mostram isso - tenho que acreditar nos nadadores e especialistas, porque não tenho mais como vestir uma e sentir a diferença (até porque ia ficar lindo, parecendo uma coxinha, hahahah) mas será que só a bermuda faz tanta diferença? 
Ai que saudade da sunga de papel!
Até mais.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CURSO DO MIXÃO...



Extensão - Natação em Academias

Carga Horária:15h
Data:05/05/2012
Local:R: Galvão Bueno, 707 - Liberdade - São P
Horário:Sábado 13h ás 18h e Domingo, das 8h ás 18h
Valor da Inscrição:R$ 50.00



Data: 05 e 06/05/12 (Sábado, das 13h às 18h, e Domingo, das 8h às 18h) 

Profr: Rogério Nocentini "Mixirica"

Programa:

História do Ensino da Natação
Benefícios da Natação
Dinâmica de Aulas
Segurança em Aula
Postura Profissional
Adaptação ao Meio Líquido: jogos; brincadeiras;materiais de apoio; educativos
Planejamento das Aulas
Por que planejar?
O que é importante em um planejamento
Sequência de planejamento
Exemplos de planejamento
Elaboração de um planejamento
Análise das 5 técnicas de nados
Identificação de erros
Exercícios Educativos: o que são, para que servem e como aplicar
Organização de Eventos
Festival, apresentação e competição: qual a diferença?
Balizamento - Regras
Prática de Dinâmicas de Aulas e Exercícios Educativos

Obs.: Trazer maio / sunga e touca

Investimento:
Até 20/04: Matrícula R$ 50,00 + 1 x R$ 145,00
De 21 a 30/04: Matrícula R$ 65,00 + 1 x R$ 145,00
(parcela unica de deverá ser paga no primeiro dia de aula)

Para inscrições, clique aqui

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como cativar meu aluno?...


Hoje recebi uma pesquisa da Professora Noely, que me perguntou sobre cativar alunos, como fazer? Ela disse que faz de tudo e acha que os alunos não correspondem aos seus esforços.
Hoje assisti a uma palestra em que a orador nos incentivava a prestar atenção ás "pessoas invisíveis". As caixas de supermercados, os lixeiros, carteiros, colegas de trabalho que não cruzamos sempre, pessoas que estão á nossa volta, fazem parte do nosso dia-a-dia e não prestamos atenção por falta de tempo, comodismo ou timidez.
Pensando nisto, nas aulas que dou e na correria da nossa vida, cheguei à conclusão que a resposta para esta pergunta é ATENÇÃO!
Dê atenção ao seu aluno. Todos nós gostamos de atenção, de boas palavras, de cuidados. A maioria dos nossos alunos gosta de ser corrigido, às vezes até repreendido. A maioria dos nossos alunos gostam de aulas intensas de vez em quando, gostam de se sentirem cansados, gostam da "dorzinha boa".
Aos olhos do aluno, quando ele está sendo cobrado por algo que pedimos é porque foi observado. Isto faz com que ele sinta que estamos preocupados com sua melhora e sua evolução. Quando fazemos aulas diferentes, planejadas e motivantes, também estamos dando atenção aos nossos alunos e eles sentem isto.
Agradar a 100% nunca vamos conseguir, mas atingir a todos os nossos alunos é nossa obrigação, portanto minha resposta é essa - dê atenção ao seu aluno.
Até mais.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Medo...

Na minha última aula, recebi uma nova aluna. Ela já sabe nadar crawl e costas e já tinha feito algumas aulas no clube, mas nunca comigo.
Tudo estava correndo bem, quando decidi colocar flutuador na aluna. Ela não conseguiu fazer e começou a chorar no meio da piscina!!! A aluna tem mais de 40 anos.
Eu tenho nenhuma paciência com crianças que choram durante a aula, imagine com adultos!!! Com toda a calma possível naquele momento e contando até 20, tentei fazer com que a aluna colocasse o flutuador. Ela me falou que tinha muito medo e que não conseguia. Bom, não sou professor de deixar de fazer alguma coisa por este motivo, então insisti.
Como a aluna começou a perder o controle e não parava de repetir " você não entende que eu tenho medo? você não entende que tenho eu medo?..." lembrei de uma palestra que vi no Encontro de Técnicos, de um psicólogo que disse que na hora que se perde o controle, deve-se: (1) mudar o foco, pensar em outra coisa "papai noel de sunga"; (2) respirar e (3) voltar ao plano - falei meio duro para a aluna se acalmar, respirar e perceber que ela estava com medo de um pedaço de isopor.
Fiz com que ela fizesse apenas algumas braçadas com o flutuador e nadasse um pouco, depois tentasse mais 6 braçadas e nadasse mais um pouco e foi assim até o final da aula, quando a cumprimentei por ter feito algo muito difícil - superar o medo.
Ela me cumprimentou meio à distância e foi embora. 
Saí da piscina feliz por ter feito a aluna conseguir executar o exercício, mas ao mesmo tempo sem muita certeza se tinha feito a coisa certa. 
Tem determinados momentos que você não pode voltar atrás, deve-se seguir em frente mesmo sem muita certeza do que está fazendo, porque se recuar, pode perder coisas mais importantes, como autoridade ou liderança por exemplo, coisas muito importantes para professores - na minha opinião.
Pois bem, fiquei sabendo que na próxima aula, com outro professor, a aluna me chamou de louco, cavalo, etc...acho que perdi uma aluna.
Não sei se foi certo ou errado, talvez os psicólogos possam falar melhor, mas sei que estou em paz com minha consciência, sabendo que fiz o que achava certo na hora, que dei uma boa aula, que não enrolei e que fiz a aluna superar um grande obstáculo e conseguir fazer uma coisa que ela não conseguia. Talvez ela não tenha visto assim.

domingo, 1 de abril de 2012

O que tenho visto em Portugal...

Nestes dias de competição, como não poderia deixar de ser, venho tentando aprender o máximo que posso e, para isso, tenho observado bastante. Então, o que tenho visto de Portugal?
1 - Muita disciplina - os atletas são extremamente disciplinados, chegam sem alarde, fazem MUITO  aquecimento fora da água e aquecem bem. Incluem no aquecimento fora da água, séries de borrachinha e abdominais.
2 - Muita organização - No balizamento, vem a ordem das provas, o horário de início de cada uma e o horário da premiação de cada prova, por isso não precisamos ficar advinhando quando o nadador cairá na água ou se ele pode soltar ou não e quando será a premiação. Segue o horário.
3 - Muita técnica -  Os nadadores tem muita técnica, os estilos são muito bons e não se vê ninguém se ``afogando´´ ou se batendo.
4 - Muita delicadeza -  Os portugueses estão extremamente preocupados em nos atender bem e saber se estamos sendo bem tratados e se estamos gostando da competição. Recebemos convites tamto para a seleção quanto para os clubes em retornar a Portugal e participar de competições. 
5 - Características variadas - Aqui é possível ver as características de cada povo, o que não é possível ver no brasileiro devido à nossa grande mistura. por isso que temos condições de ser os melhores, porque vemos nos brasileiros, o melhor e o pior de cada povo.
6 - Educação e civilidade -  Apesar de vermos cartazes nas ruas convocando para uma greve geral e acusando o governo de ladrão (lembrei de algum lugar...) o complexo esportivo (QUE É PÚBLICO), é excelente, tem muito material, tem instalações espetaculares, nenhuma depredação, nenhuma pixação, muita limpeza e respeito com o que é de todos. As coisas funcionam.
É isso aí, depois tem mais.