sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Varra o vestiário...


CARÁTER.
Nunca seja grande demais para fazer as coisas que precisam ser feitas.
Assim começa o primeiro capitulo de LEGADO. O autor diz neste capítulo que "líderes de sucesso mantém orgulho e humildade em equilíbrio: absoluto orgulho pelo desempenho e total humildade perante a magnitude da missão".
Para ilustrar a história, James Kerr conta que após uma grande vitória dos All Blacks  sobre o País de Gales, depois de todas as conversas, análises e comemorações, dois dos melhores jogadores do time, pegam em vassouras e começam a varrer o vestiário, "varrendo com todo o cuidado para que ninguém tenha que limpar a sujeira dos All Blacks ", mostrando humildade mesmo depois de uma grande conquista.
"O desafio é aperfeiçoar sempre, melhorar sempre, mesmo que você já seja o melhor. Especialmente se você for o melhor."

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

VAMOS FALAR SOBRE LIDERANÇA...

Durante as férias sempre tento colocar a leitura em dia e, neste final de ano, li muito sobre LIDERANÇA. Não dá para negar, todo professor é um líder. 
Pensando nisto, acho importante saber como melhorar neste aspecto do nosso trabalho. Fui à uma livraria e a vendedora me indicou "LEGADO - 15 LIÇÕES SOBRE LIDERANÇA QUE PODEMOS APRENDER COM O TIME DE RUGBY ALL BLACKS - JAMES KERR - EDITORA BENVIRÁ.
Achei o livro sensacional, uma leitura fácil e prazeirosa, principalmente porque o autor descreve os pontos que ele acha importante sobre liderança, dando exemplos práticos do time do ALL BLACKS, a seleção de Rugby da Nova Zelândia.
A partir da próxima postagens vou resumir o livro, falando dos 15 pontos listados pelo autor, são eles:
- Varra o vestiário
- Foco no que falta
- Jogue com um propósito
- Passe a bola
- Crie um ambiente de aprendizagem
- Babacas não!
- Abrace as expectativas
- Treine para vencer
- Mantenha a cabeça fria
- Conhece-te a ti mesmo
- Campeões vão além
- Invente sua própria linguagem 
- Ritualize para realizar
- Seja um bom ancestral
- Escreva seu legado

Mas quem não quiser esperar, vale a pena a leitura.
Atá mais.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

QUALIDADE...SEMPRE


Há alguns dias, decidi ter uma experiência diferente, fui cortar a barba numa nova barbearia que “namorava” há algum tempo – era num “truck”.
Quando cheguei, a “barbeira” – fato que achei bem inusitado – pediu para eu esperar um pouco, pois ela tinha acabado de fazer um corte. Tive que espera-la fumar um cigarro, o que me deixou um tanto irritado, mas como queria passar pela experiência, esperei, em pé, calmamente.
Chegou a hora. Entramos no “truck”, muito bem montado, com uma decoração muito legal e o ar condicionado um pouco fraco. Ela me disse que eu teria direito a duas bebidas, o que achei sensacional e pedi uma cerveja – fazia um calor absurdo! A cerveja estava quente.
Cortou meu cabelo, fez minha barba e quando estava terminando, notei que o corte, feito todo com máquina com pente número 2, estava todo torto. Pedi para arrumar.
Ela me disse que ainda tinha direito a uma bebida, peguei uma garrafa de água para não arriscar, paguei (caro) e fui embora. Quando cheguei em casa, minha esposa cortou meu cabelo novamente.
Porque contei esta história? Porque não volto mais. Não reclamei, não discuti, paguei o preço, mas nunca mais volto no lugar e este é o ponto.
Não é porque o cliente não reclama, que ele está satisfeito, precisamos estar muito atentos a isto. Temos muitas opções de tudo no mercado, uma concorrência muito acirrada e um dos pontos mais importantes para a fidelização do nosso cliente, é a qualidade.
Nossas aulas, nosso trabalho, nosso trato com nosso cliente, deve ser baseado na mais alta qualidade, sob pena de não vê-lo nunca mais.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

PROBLEMA X OPORTUNIDADE

video

Um dia, num show de Bruce Springsteen, em Leipzig - Alemanha, um fã do cantor resolveu pedir uma música através de um cartaz. Tudo poderia seguir em frente sem problemas, Bruce poderia ter ignorado o pedido e terminado o show, mas não foi isto que aconteceu.
Bruce Springsteen, transformou um momento que poderia ser catastrófico, numa grande oportunidade de apresentar seu grande talento e mais, apresentar o grande talento do seu time - seus músicos. Depois de algum tempo tentando acertar o tom e ensinando aos músicos como tocar a canção na frente de mais de 45 mil pessoas, Bruce Springsteen fez uma apresentação memorável!
Todos temos uma vida inteira para viver normalmente, mas apenas algumas chances de ser excepcional. Neste dia quem estava no show, viu uma apresentação inesquecível. 
Esta deve ser a nossa busca no dia-a-dia, ser excepcional, nas nossas aulas, nas nossas vidas. Devemos aproveitar situações que num primeiro momento parecem problemas e transformá-las em grandes oportunidades, como "The Boss" e sua banda fizeram.