Eamon Sullivan e a Técnica do “Braço Reto”
Não é novidade para ninguém que temos no Paineiras a filosofia de nadar o estilo livre com os braços estendidos nas categorias menores. Trata-se de um processo pedagógico que tem se mostrado muito eficiente, pois o aprendizado dessa técnica é absorvido pelos nadadores com mais facilidade. Além disso, o sistema cognitivo de nossos jovens atletas absorve um fator técnico de suma importância: nadar grande.

Cada vez mais, temos visto nadadores de alto nível aplicando a técnica do “braço reto”.
Há alguns anos atrás, o então nadador australiano Michael Klin, se deparava com um problema em sua carreira: não vinha melhorando significativamente seus tempos nas provas do estilo livre. Foi aí que seu treinador, o russo Gennady, mudou a técnica de nado de Klin, fazendo-o nadar com a recuperação dos braços de maneira estendida.

Em anos mais longínquos ainda, a norte-americana Janet Evans quebrara o recorde mundial dos 800m livre nadando por toda a prova com braços estendidos. Recorde este que foi um dos que mais perdurou na história da natação feminina.
Nesta olimpíada, não está sendo diferente: vimos a nadadora norte-americana Natalie Coughlin aplicar a mesma técnica para finalizar suas provas de medley. Segundo sua treinadora, esta técnica faz com que a mesma nade de maneira mais econômica, ou seja, com menor gasto energético para o deslocamento, gerando assim mais eficiência de nado.

Para ver o artigo, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário