Esta semana, recebi a mensagem abaixo de uma professora de natação:
Oi Rogerio, tudo bem?
Vi seu e-mail em um site de natação, queria saber se vc pode me ajudar.
Sou professora de Educação Fisica, comecei a dar aula de natação para iniciantes e adultos, mas quando estou dando aula vejo que as atividades que passo são as mesmas, aquelas básicas, como pernada e braçada do crawl, depois com prancha, palmar,etc..
Queria saber de vc quais atividades que eu possa estar dando.Ou poderia me indicar livros.
Agradeço desde já sua atenção.
Minha resposta:
A natação, pensando friamente, não passa de uma meia dúzia de coisas prá fazer mesmo. Você pode nadar, bater pernas, fazer educativos ou exercícios de braço e, apenas 5 estilos (já que o submerso hoje, pode ser considerado um estilo a ser treinado).
O que faz uma aula ou treinamento ser melhor ou mais interessante, não é O QUÊ, mas COMO estas coisas serão feitas, por exemplo:
Tente pensar em um esporte que seja impossível de ser feito dentro d' água.......
Chegou a algum?
Vejamos:
equitação (voce pode pedir aos alunos que cavalguem em espaguetes, utilizando braços e pernas)
futebol - podemos jogar com as mãos (polo) ou submerso (com uma bola com água e um pesinho que afunde)
skate - já tentou "dropar" a borda com a prancha nos pés, ou atravessar a piscina assim?
automobilismo, judô, corrida, ...
Provavelmente todos os esportes podem ser adaptados para serem utilizados numa aula, exercitando braços e pernas. Mas é só isso? Não!
Podemos utilizar vários materiais - pranchas, flutuadores, bóias, garrafas pet, espaguetes, bolas, bexigas, pedaços de papel, pesos....ou seja, qualquer coisa.
O importante é se ter o OBJETIVO da aula em mente e colocar a criatividade para funcionar. Porque não trabalhar no ritmo de uma música?
Crie, invente, não fiquem presos aos moldes das academias. Nas aulas de natação, o céu é o limite, realmente.
O que vocês acham? Tenho razão?
Até mais.
MIXIRICA
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