domingo, 6 de dezembro de 2009

ESTUDO ASSOCIA EXERCÍCIOS FÍSICOS A MAIOR INTELIGÊNCIA...


Fonte: FOLHA DE S.PAULO - 05 de dezembro de 2009

Exercícios físicos aeróbicos estão associados a uma melhor cognição ( capacidade de o cérebro processar informações e cruzá-las, dando respostas a um estímulo). É o que mostrou um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo com mais de 1 milhão de homens de 15 a 18 anos e publicado no último número da revista "Proceedings of the Nationla Academy of Sciences".
"O mérito deste estudo é a informação de que os exercícios aeróbicos podem colocar a pessoa em outro patamar. Imagine se ele sai de um nível mais alto de cognição na juventude: essa reserva poderá adiar a manifestação das perdas cognitivas na terceira idade." afirma o neurologista Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Pesquisas em andamento do Grupo de Neurofisiologia do Exercício da Unifesp também mostram que exercícios aeróbicos elevam os fatores neurotróficos (de crescimento dos neurônios). Isso provoca um aumento no numero de neurônios e o contato entre estas células, facilitando a transmissão de informações.
Eles também compararam os resultados dos testes ergométricos com as condições sócio-econômicas destes homens na meia idade. Os mais condicionados tiveram mais chances de ter um nível educacional mais alto e empregos melhores.
MECANISMO PSICOLÓGICO
- O exercício provoca liberação de endorfinas e de outros neurotransmissores;
- Mais tranquila, a pessoa consegue assimilar e memorizar melhor as informações.
MECANISMOS FISIOLÓGICOS
- Ocorre a liberação de fatores neurotróficos, que estimulam e preservam a função dos neurônios e favorecem o desenvolvimento;
- Exercícios ativam vários circuitos do cérebro e favorecem o crescimento de novos neurônios no hipocampo ( região responsável pela memória e aprendizado).

Até mais.

Nenhum comentário: