quinta-feira, 8 de abril de 2010

DÚVIDAS COM O NADO DE PEITO...


Boa noite professor
Gostaria, se fosse possivel o senhor esclarecer uma dúvida que surgiu. No nado peito ao lançarmos os braços à frente é errado tirar as mãos da agua e deslizar?
Desde criança eu nado até competia dentro do estado, e o estilo peito nadava assim ao lançar o braço à frente tirava a mão e ondulava para ter um deslize melhor. Agora estava lendo um artigo e ele veio como erro e que os nadares prof. nao usam o deslize pq não ajuda na velocidade é verdade? Estou confusa e nao quero ter dúvidas na hora de ensinar meus alunos.
Agora é uma ajudinha, tenho uma aluna que ao fazer a pernada de peito não sai do lugar, estou a quase um mês com ela e nao consigo que ela faça a pernada. Começamos sentada na borda, em pé na borda, segurando na borda, na prancha e nada a algo mais que eu possa fazer?
Agradeço toda e qualquer ajuda
Carol

Carol.
Tudo bem?

Costumo falar que não há certo e errado na natação. Existem vários tipos de estilos em cada nado e todos podem dar resultado. No caso do peito, não é errado devolver os braços por fora da água, desde que os cotovelos estejam submersos. Porém isto acarreta um enorme gasto de energia que, na minha opinião, não vale a pena. Melhor seria uma boa devolução submersa firme e rápida.
Com relação ao deslize, depende da prova. Quanto maior a prova, mais importante é o deslize. Em provas de 50 metros, o deslize é prejudicial, pois diminui a velocidade do nado, mas não se pode conceber uma prova de 200 metros peito sem um bom deslize.
Para os alunos, ensine COM deslize, firme e encaixado, pois nunca se sabe que prova ele nadará, caso seja atleta. Até os infantis, eu acho que o ensino e treinamento deve ser feio com deslize.
Para a perna de peito, eu gosto de ensinar com a criança sentada no chão, realizando a pernada raspando os calcanhares no chão e com os dedos dos pés voltados para os joelhos. Depois disso, gosto de fazer pernada de peito invertida, ou seja "de barriga para cima", isso ajuda bastante na posição dos joelhos que não podem sair da água.
O importante para a pernada de peito é a posição dos pés. A água deve ser empurrada para trás com a sola dos pés, num movimento firme e rápido.
Acho que é só.
Abraços

Prof. Rogerio Nocentini

Nenhum comentário: