quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O SOLTO DEPOIS DO TREINO...


Fui atleta de natação por vários anos e sou técnico há tantos outros. Vejo alguns atletas soltando depois do treino e vejo como seus técnicos ficam furiosos quando eles nadam mal. Já fiz algumas pesquisas e muitos artigos dizem que se deve nadar corretamente até o final do treinamento, isto inclui o "solto".
Semana passada, enquanto estava ''soltando'' depois do treino percebi como esta hora é boa. Só diz que se deve soltar ''certo'' quem nunca nadou.
Não há como comparar o momento de soltura, com os braços relaxados, tortos, sem pegada, sem técnica. Este é o momento em que a sua obrigação do dia acabou! O momento que as séries que você fez passam na cabeça, onde você avalia como foi seu desempenho durante a sessão de treinamento série após série.
Passada esta fase, é a fase de relaxar. Ouvir apenas o barulho do braço batendo contra a água, sentir o carinho da marola no corpo e se deixar flutuar! Que momento!
Afundar e balançar os braços e as pernas, procurando um relaxamento um pouquinho maior, ver as bolhas da re4spiração subindo em direção ao teto e sentir o corpo pesado no fundo da piscina. Sensacional!
Acredito que se natação é mecanização, a parte do solto deveria ser feita na movimentação correta, para que o corpo não se ''esqueça'' como nadar certo, mas desculpem, o prazer que o nadar ''solto'' sem compromisso nos traz é fundamental.
Portanto que me desculpem os técnicos (inclusive eu) mas só sabe como é bom nadar ''errado'' no final do treino quem já o fez!
Até mais.

2 comentários:

Acquática-SP-Ana Cristina disse...

Concordo plenamente ...!

Anônimo disse...

Everyone loves it when peοple get tоgethеr and sharе opinions.
Greаt blog, stick ωіth it!

Feel frеe to visit my blog poѕt; http://www.baypartyscene.com/