segunda-feira, 28 de março de 2016

TREINAMENTO A LONGO PRAZO...


Depois de muito tempo procurando algum livro que tratasse especificamente de treinamento na juventude, me chegou às mãos "Esporte Infantojuvenil - Treinamento a Longo Prazo e Talento Esportivo", da Profa. Maria Tereza Silveira Böhme - editora Phorte.
Comecei a leitura hoje a aproveitei para fazer duas coisas que eu precisava há muito, estudar e retomar o blog.
Este artigo não é, nem de perto, uma crítica ao livro, até porque como disse, comecei a ler hoje. Mas indagações baseadas em suas informações e na sua leitura. Coisas para discussão.
Logo de cara, o livro trata de questões ligadas ao treinamento a longo prazo (TLP), falando da iniciação esportiva dos jovens e do seu desenvolvimento.
Este desenvolvimento depende de toda a vida que o jovem teve até chegar às suas mãos, desde aonde ele nasceu, que influências teve tanto do meio ambiente quanto da família, que atividades fez, etc.
Como começar a ''moldar'' este jovem para o treinamento quando ele e outros chegam às suas mãos, vindos de lugares e vivências diferentes e tendo que se adaptar às regras e particularidades do seu esporte?
Como é feito, nós sabemos. Colocamos todos no mesmo nível, ou aproximado e começamos a treinar. Mas será que este tipo de ação fará com que este jovem chegue ao seu máximo? Será que é possível uma forma diferente? Até que ponto podemos usar um esporte específico para desenvolver qualidades que o jovem nunca teve?
A literatura nos diz que é importante a individualidade, mas na prática, isto é possível? Como fazer?
Nesta retomada do blog, vamos tentar conversar sobre estes e outros questionamentos. Pois na prática, a teoria às vezes é outra. Ou não?

Um comentário:

William disse...

Muito bom rever você por aqui novamente!