segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PROGRAMAS E MOTIVAÇÃO...


Acredito que motivação é tudo, podem ter certeza, eu sei do que estou falando, pois tenho alguns problemas para minha própria motivação...mas o foco não é esse.
Tenho uma filha, que obviamente faz aulas de natação. Semana passada, ela me disse que não queria mais frequentar as aulas. Como pai zeloso, perguntei o motivo não que adiantasse, pois em casa aprender a nadar é como aprender a falar, É OBRIGATÓRIO!
Ela me disse que a aula é muito chata! que demora demais (isto porque o treino de ginástica olímpica é o dobro do tempo). Ela adora nadar borboleta, mas no nível dela, a professora só trabalha crawl e costas, pois o programa assim exige.
Miha esposa, que também é professora de natação (excelente, por sinal!) foi falar com a professora e tivemos a resposta que minha filha aprende as coisas muito rapidamente, então logo ela se cansa dos exercícios.
Certo, temos que entender que o programa é necessário e deve ser seguido, que montamos os programas de aulas, treinamentos, o que for, com base na maioria, mas e as exceções?
Será que estamos preocupados com aqueles alunos que são mais rápidos ou mais tranquilos que os outros?
Será que nosso programa não está tão rígido a ponto de não haver espaço para algum ajuste que se faça necessário? Ou pior, será que o problema é o PROGRAMA?
Esta situação me fez rever alguns conceitos nos meus treinamentos e aulas e espero que, por um segundo, você também pare para pensar se os nossos alunos estão recebendo aquilo que esperam ou se nossa aula está à altura das expectativas dos nossos alunos.
Tenho falado sobre ciatividade com muitas pessoas e esta é uma situação em que ela pode ser a diferença de um aumento na qualidade da sua aula ou mais um aluno na lista dos desistentes, porque a aula era CHATA!
Até mais.

Lembrem-se - no feriado de 7 de setembro estarei no 2º EAFU Encontro de Atividades Físicas de Ubatuba com um curso sobre natação - aprendizagem e treinamento.
Informações: (12) 91829939 / (12) 97662900

Até mais.

Um comentário:

Robson Gushi de OIiveira disse...

Pois é, quem é que gosta de fazer a mesma coisa todo dia???
Quem é que consegue ficar motivado sem ter um desafio????
Acredito que cada um de nos pode fazer com que nossas "aulinhas" de crawl e costas possam ser mais interessantes.... nao é so porque "nosso programa" é limitado que temos que nos limitar a ele...
Existem mil maneiras de se dar a mesma aula...
Lembrem-se: conhecimento sem atitude nao leva a lugar nenhum....

É isso ai Mixao!!!!