sexta-feira, 3 de junho de 2011

LUDICIDADE NAS AULAS...


Acredito que todos os professores, ou a maioria deles, acredita que a ludicidade seja muito importante nas aulas de natação. Preparando o curso para a FMU encontrei alguns trablahos que falam disso e, defendem que através da ludicidade, as crianças (principalmente) aprendem muito mais rápido. Concordo com isto.
O problema é que dar uma aula lúdica, pode parecer aos olhos dos pais ou de alguns coordenadores "enrolação". Por isso, voltam ao contexto duas palavras muito ditas aqui: PLANEJAMENTO e OBJETIVO.
Vejam este exemplo que encontrei em um estudo dos professores Ruben Venditti Junior e Vivan Santiago - http://www.efdeportes.com/efd117/iniciacao-em-atividades-aquaticas-com-criancas-de-3-a-6-anos.htm .
Exercício 05: Os macacos sujos do telhado
Descrição: O professor conta que existe uma família de macacos que mora no telhado da academia de natação, aí pede para a criança deitar a cabeça em seu ombro para ver se acha algum macaco lá em cima. Logo após, o professor diz que aquela família de macacos não gosta de tomar banho e estão cheirando mal e pede para cada criança que o professor levar, molhar os macacos batendo a perna na água, olhando para o teto.
Objetivo: Adaptação ao posicionamento do nado costas, e iniciação da perna do nado costas.
Tempo de duração: 6 minutos aproximadamente.

Certamente, você dá ou já viu este exercício de forma diferente ou com outra história ou música, isto nos lembra de outra coisa que falo muito aqui: podemos fazer a mesma coisa de formas diferentes.
Crie, inove, mude suas aulas, seua alunos vão adorar!

Para mais informações sobre o CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA com o Prof. Rogerio Mixirica Nocentini, clique aqui
Idade aproximada: 03 a 05 anos.

Nenhum comentário: