sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ERROS MAIS COMUNS...BORBOLETA...falta de sincronismo

Muitos acham que o estilo borboleta é o mais difícil de todos, quando na realidade não é. O problema é que o borboleta precisa de muita força e de muito sincronismo no nado. É um estilo muito dependente do trabalho de pernas e do encaixe do estilo. Precisa de muita força, claro, mas quanto mais sincronizado o trabalho de braços, pernas e respiração, mais fácil é de nadar.
Esta correção não é feita desde o primeiro dia que o aluno aprende a nadar, é preciso muitos metros de borboleta para se ganhar um pouco de força e aí sim, começar a sincronizar o nado. Por isso, quando você ensinar o borboleta e o aluno nadar tudo "errado" não se preocupe, aos poucos e com o tempo, você vai acertando.
Para começar a corrigir o encaixe do nado, eu gosto de dar uma sequencia de educativos que é assim:
1 - Nadar 25 metros com 4 pernadas e 1 braçada
     Nadar 25 metros com 3 pernadas e 1 braçada
     Nadar 25 metros com 2 pernadas e 1 braçada.
2 - Nadar com 4 pernadas e 1 braçada, 3 pernadas e 1 braçada, 2 pernadas e 1 braçada.

Também gosto de um educativo que chama "humano" (não sei porque).
Nada mais é do que executar somente a fase aquática, tentando encaixar a primeira pernada quando os braços estiverem à frente do corpo e a segunda pernada quando a mão for sair da água. Pare o movimento neste ponto, volte os braços por baixo da água e comece de novo. Coloque muita força neste educativo, mas ele não precisa ter uma sequencia de movimentos. Cada ciclo de pernadas com braçada é único e não precisa ser encaixado no próximo.

Outra coisa importante: Não existe uma pernada forte e uma fraca no borboleta, as DUAS são fortes.
Até mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

A pernada de borboleta não é uma forte e uma fraca é uma longa e uma curta!