Existem mil educativos no mercado e vários são usados todos os dias. Na minha opinião, poucos realmente funcionam.
O que precisamos saber sobre os educativos?
1 - O que queremos corrigir?
Nao adianta um educativo de perna para corrigir um problema no braço. Parece obvio, mas dar o educativo por dar, apenas para dizer que esta trabalhando tecnicamente só faz você e seu atleta perderem tempo.
2 - Qual o educativo mais adequado?
Temos educativos mais simples e mais complexos. Será que seu aluno/atleta esta preparado para fazer determinado educativo?
3 - Qual a intensidade adequada dos corretivos?
Muitos acham que para se corrigir algo nos estilos, deve-se nadar de forma lenta. Isto não é inteiramente verdade. Claro que é importante que o atleta faca alguns movimentos, principalmente no começo, de forma mais lenta e gradual, mas podemos e devemos fazer educativos de forma mais intensa, sim, afinal de contas, queremos corrigir o aluno para que ele nade mais rápido e nem sempre a tecnica executada de forma mais intensa será igual à executada de forma lenta. Portanto a variação de intensidade também é muito importante.
4 - Educativos devem ser pensados enquanto são realizados.
Um educativo mal executado, além de não corrigir, pode piorar o estilo, se transformando num DESeducativo (expressão do Coach Alex Pussieldi).
Esta matéria foi sugerida apelo Prof. Mirco Cevales, do Grêmio Náutico União.
Ate mais.
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