sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Apoio ao esporte de base. O que é isso?...


Com a proximidade do final das Olimpíadas do Rio de Janeiro e, com a certa "frustração" pelos nossos resultados, ouvimos muito falar em Apoio ao Esporte de Base. Mas o que realmente se entende por "apoio"?
Quando ouço falarem em apoio ao esporte, sempre se fala em dinheiro, mas realmente é isso que precisamos? Falando da natação, nunca houve tanto dinheiro para uma preparação, nunca se investiu tanto, nunca tivemos tantas condições para o resultado, mas ele não veio. O que nos faz pensar que não é o dinheiro que garante o resultado, devem existir outras variáveis. 
Tivemos 7 anos para nos preparar para estas Olimpíadas (sem mencionar as outras tentativas de sediar os Jogos) e não tivemos nenhum projeto, nenhuma diretriz, nenhuma conversa sobre o que fazer para termos atletas que nos representassem nas Olimpíadas - pelo menos não na natação. Tivemos dinheiro, mas será que ele foi empregado da forma correta?
Se fala muito nos Estados Unidos, pois bem, tenho oportunidade de conversar com ex-atletas que treinam e estudam nos Estados Unidos, bem como com pais que mantém seus filhos no país do "Tio Sam". Tudo é pago. O treinador, a piscina, as inscrições, os materiais, a escola, suplementos, alimentação, tudo, tudo, tudo.
Aqui, damos estrutura (nos clubes), bolsa de estudo, vale-transporte e até salário para crianças/atletas a partir do Infantil. Aqui temos excelentes treinadores que estudam e se dedicam muito pela profissão e pelo esporte. Aqui temos pais que apoiam seus filhos e dão boas condições de treinamento. Aqui temos oito milhões de quilômetros de praias. Aqui temos um clima extremamente favorável para a prática da natação. Aqui temos mais de 120 clubes que participam dos Campeonatos Brasileiros de Natação. Aqui temos condições muito boas para revelar atletas, o que falta então?
Falta DEDICAÇÃO, falta OBJETIVO, falta FÉ, falta ASSUMIR SUAS RESPONSABILIDADES E SEUS RESULTADOS, falta SAIR DO CONFORTO, falta PARAR DE DAR DESCULPAS. Falta QUERER SER O MELHOR DO MUNDO e PAGAR O PREÇO PARA ISTO.
Porque brasileiros que treinam fora, costumam ter bons resultados? Porque quando realmente os atletas querem resultados eles saem do país? Fora do Brasil, se trocam os genes dos atletas? Acho que não. Fora do país, se trocam os pensamentos.
Não quero dizer que aqui é uma maravilha, temos muito o que melhorar e evoluir, mas certamente aqui não é esse lixo que todos preconizam.

Nenhum comentário: