segunda-feira, 1 de dezembro de 2008


Já que falamos sobre esporte, que no fundo tem a ver com qualidade de vida, achei interessante colocar este artigo que recebi da Prof. Ines Corbetta (técnica do Mirim e Master do Clube Paineiras do Morumby). Muito interessante.

NÃO CUSTA NADA OBSERVAR E SEGUIR ESTAS CONCLUSÕES CIENTIFICAS.SAUDE, PAZ E FELICIDADES.

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente umcompêndio com 20 conselhos saudáveispara melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro erepor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis osníveis de açúcar no sangue). 3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro quetem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade dequímicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar liberasinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeitopreventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que iaingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz orisco de diabetes e ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedadede vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas evegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas eminerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, umantioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimentodos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomatesestão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovaspodem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, érecomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana(aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devemser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam suamemória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas,aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorizeparágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, umapesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têmmais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasossanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológicaporque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequenoexercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos decorrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e osanticorpos.

13- não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, semprefrescos, devem ser cortados e descascados na hora em que foremconsumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo daFaculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que nãomantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com amãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas emidade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveisde antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária destainfusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelensestambém concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataquesao coração.

16- ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animaisdomésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente,dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem vocêsentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Oscães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bomresultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção detomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundocientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de suageladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial doequipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todovegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquelacaixa bem embaixo. 19- comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes desésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comernozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida: - comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. Oamargo é fonte de ferro, magnésio e potássio. - pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anosmais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados maisfacilmente. - ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigostêm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têmcontato com a família. - conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizamo 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo. Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:' 'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

Até mais.

Nenhum comentário: