segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EDUCATIVOS COMENTADOS...COSTAS DUPLO


Educativos ou corretivos são estratégias usadas para melhorar ou aprimorar a técnica dos nadadores. Existem listas e listas de educativos para todos os estilos, inclusive aqui neste blog.
Porém, de tanto pensar em diversificar os treinamentos, muitos educativos foram inventados e são aplicados, na maioria das vezes sem saber o porque.
Pensando nisso, vou comentar alguns educativos sob a minha ótica. Acho que isto dará um bom debate.
O primeiro deles é o educativo COSTAS DUPLO, onde os nadadores nadam de costas fazendo as duas braçadas simultaneamente. Vamos comentar:
O nadador executa a braçada de costas, com os dois braços ao mesmo tempo. O que isto acarreta?
1 - Elimina-se toda e qualquer possibilidade de se fazer a rotação do quadril, já que os dois braços estão sendo executados ao mesmo tempo.
2 - Se abraçada for feita corretamente, provavelmente no final da fase aquática, onde o nadador deveria fazer a maior força possível, as duas mãos sairão da água, já que não há a rotação do quadril. Para que isto não aconteça, o nadador abrirá mais o ângulo dos cotovelos e diminuirá a possibilidade de fazer o máximo possível de força.
3 - Com os braços funcionando simultaneamente, não há a possibilidade de bater as pernas lateralmente, pois não há a rotação do quadril, como já foi dito.
Então o educativo não serve para nada?
Podemos dizer que o nadador tem a possibilidade de olhar as duas mãos ao mesmo tempo e compará-las, colocando palma da mão com palma da mão quando o braço estiver a 90º, mas perdendo a elevação da braçada exatamente pela falta da rotação.

Não pense que eu não dou este educativo, dou e já dei muitas vezes, mas analisando friamente, acho que a partir de agora eles serão raridade no treinamento ou nas aulas, talvez, quando eu quiser uma soltura, poderei fazê-lo.

Até mais.

Nenhum comentário: