segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O QUE NOS FORTALECE, TAMBÉM NOS PREJUDICA...


Continuando com minhas impressões dos Estados Unidos, acho que uma coisa que faz com que os técnicos brasileiros estejam entre os melhores do mundo (minha opinião), é a mesma coisa que enfraquece nossos atletas - o paternalismo.
Ser paternalista, é se dedicar, dar muita atenção, procurar resolver todos os problemas dos alunos e se importar de verdade com o bem-estar e todas as condições de trabalho deles. É assumir responsabilidades por erros, tentar poupá-los de qualquer coisa que não seja agradável, gostosa ou bonita. Isto nos faz profissionais bem quistos pelos alunos, pais e pessoas em geral. Porém, ser paternalista, impede que nossos atletas entendam que a vida de um nadador, jogador, remador, corredor, ou seja, a vida de qualquer atleta é muito difícil. Nossos esportistas, de um modo geral, não entendem que na hora da disputa, são eles quem decidem e são eles que devem dar o máximo de si.
Estamos acostumados a achar desculpas para tudo, desde o "batom da sorte" que não funcionou, até a piscina que "não era boa", mas nunca, nunca a culpa está aonde deveria estar - na falta de treino, na falta de dedicação, no planejamento equivocado, entre outras coisas.
Venho conversando sobre isto com alguns colegas e todos concordam, mas a mudança é muito complicada, ainda mais para nós, latinos de "sangue quente" e coração mole. Algo claro para mim, nos Estados Unidos foi isso - o esporte é a lei da selva, quem aguenta mais, chora menos. Quer, quer, não quer, tchau. Você é o responsável pelos seus resultados, ninguém mais.
Claro, passei 6 dias nos Estados Unidos e não posso escrever um livro sobre o esporte americano, mas estas foram as minhas impressões. Com certeza quem está há mais tempo lá e vivenciou ou vivencia este mundo, certamente pode falar mais do que eu e, se eu estiver equivocado, por favor me corrijam.
Até mais.

Um comentário:

William disse...

Uma pessoa que poderia falar melhor dessa realidade nos Estados Unidos seria Coach Alex Pussieldi!