domingo, 31 de julho de 2011

Clínica Bolles...Estados Unidos




Olá pessoal. Como sabem fui fazer, junto com alguns dos meus atletas uma clínica de natação nos Estados Unidos. O lugar escolhido foi a Bolles High School.
Numa das minhas últimas postagens, disse que iria falar sobre a diferenças entre a escola americana e a brasileira. Gostaria de ter feito à cada dia, mas tive problemas com rede e não foi possível, então colocarei aqui um resumo do que foi a clínica.
Sempre achei que os profissionais brasileiros são os melhores do mundo, porque fazemos muito com quase nada e esta clínica serviu para consolidar esta minha opinião.
Sem nenhum desmerecimento, meu treino é muito melhor do que os que meus atletas fizeram nos Estados Unidos, então porque eles tem muito mais atletas do que a gente?
Na minha opinião, os seguintes fatores são preponderantes:
1 - Genética - a descendência européia (colonização) com pouquíssima miscigenação (a quantidade de loiros e loiras em Jacksonville é enorme), produziu meninas muito grandes e fortes. Me chamaram mais atenção até que os meninos também fortes.
2 - Cultura esportiva - O esporte é parte integrante do dia-a-dia das crianças. Eles sabem que é importante e é tão natural quanto ir à escola. Não é algo mais, como aqui, é parte da formação dos jovens. Em toda a escola, existem painéis ressaltando as conquistas esportivas e acadêmicas da escola. Painéis, fotos e lembretes por todas as partes.
3 - Tudo é pago - Todos pagam para nadar, viajar e competir, por este motivo dão mais valor ao que estão fazendo.
4 - Não existe frescura - tudo é muito simples, funcional e direto. Não tem frescurinha nenhuma, não tem reclamação, nem desculpas. Treino é treino e é isso aí.
5 - Estrutura - Isso não dá nem para comparar. Estávamos numa High School (colegial) e a escola tem: 1 campo de futebol americano, 1 campo de beisebol, 1 ginásio coberto com ar condicionado, duas piscinas 1 longa e uma de jardas com uma sala de preparação física com ar-condicionado, refeitório, dormitório, um gramado enorme para prática de outros esportes e treinamentos. Não temos nada, em lugar nenhum que chegue próximo a qualquer coisa que vi ali.
Outros fatores como educação, qualidade de vida e outras coisas, também ajudam e fazem com que o esporte americano seja o que conhecemos.
Os treinos são parecidos, as aulas são idênticas (com exceção do numero de alunos, bem menor). Tive a oportunidade de ver duas professoras dando aulas de natação e a única diferença era que falavam em inglês, tudo o que nós falamos em português. Afundar, cantar, cachorrinho, etc. Tudo igual.
Como disse, esta é uma descrição pessoal, daquilo que vi e vivi nestes dias. Podem concordar ou discordar, mas esta foi a imagem que tive dos Estados Unidos na parte de aula e treinamento em natação.
Gostei muito da viagem e da experiência e certamente enriquecerão meu curso na FMU. Você ainda não se inscreveu? Informações, clique aqui
Até mais.

Nenhum comentário: