quinta-feira, 7 de julho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL DE INVERNO...


Primeiro dia de competição. Pela manhã foram as finais dos 800 e 1500 livre e o revezamento 4x50 livre. Tive uma medalha de ouro e um recorde de campeonato nos 800 livres Infantil 2 feminino. Muito bom, mas podia ser melhor. À tarde, nas eliminatórias foi mais um recorde e dois "quase" recordes. Classifiquei para as finais 7 das 8 meninas que nadaram. Mas poderia ter sido melhor.
Quem não é técnico, não se conforma com esta frase final - poderia ser melhor. Mas é a pura verdade. Nós técnicos estamos sempre insatisfeitos, sempre achando que poderia ter sido melhor. Acho que isto faz parte do DNA do técnico. Talvez sem isto, não fôssemos técnicos, mas outra coisa qualquer, mas também é uma infelicidade sem fim.
Estamos sempre em busca da perfeição, mas a perfeição não existe, então sempre falta alguma coisa, sempre poderia ser 0,5 segundo mais rápido, sempre poderia ter entrado mais forte na virada ou finalizado um pouco melhor. Sempre, sempre, sempre. Obcecados pela perfeição.
Mas como melhorar uma coisa que você já acha que é perfeita? Se ela é perfeita, como pode melhorar? Em São Paulo tem uma propaganda no rádio que diz: " O que já era perfeito, ficou ainda melhor." Mas como isso é possível?
Por isto estamos sempre insatisfeitos, procurando e encontrando erros aonde parecia ter sido espetacular e perfeito. Mas é nosso trabalho, é por isso que nossos atletas melhoram e evoluem. É por isso que competimos.
Claro que ficamos satisfeitos também, comemoramos e entendemos que em alguns momentos aquilo foi o melhor possível. Mas no dia que eu achar que não dá para melhorar nada, então chegou a hora de se aposentar.
Amanhã tem mais. Que possamos colher os frutos do nosso trabalho.
Até mais
Quem quiser acompanhar os resultados da competição, clique aqui.

Nenhum comentário: