sexta-feira, 8 de julho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL DE INVERNO...


SUPERAÇÃO.
É uma palavra linda que todo técnico e atleta usa quase todos os dias. Fácil de pronunciar, mas muito difícil de executar.
Hoje eu vi isto numa atleta minha, e como é bom. Ela foi nadar a primeira final do dia e sentiu a prova, estava nervosa e nadou muito mal. Contávamos com a medalha de ouro e ela não entrou nem no pódium. Desci, conversei com ela e falei para esquecer aquela prova porque tinha que se preparar para a segunda final do dia que aconteceria dali há mais ou menos 30 minutos. Ela estava chorando. Pedi para que soltasse (termo utilizado por nós para nadar mais fraco a fim de descansar da prova que nadou) e fosse para o balizamento.
30 minutos depois, ela nadou a prova e foi campeã brasileira.
Na nossa conversa disse que a medalha de ouro não foi o importante e sim um detalhe. O importante do dia foi a SUPERAÇÃO. Sair de uma situação de descontentamento e decepção profunda, segurar o chor, se aprontar e ganhar a prova, sair do inferno para o céu em 30 minutos.
Disse a ela que pouquíssimas pessoas são capazes disso e, por isso que eu sempre falo que ela é especial. Ela só tem 14 anos!
O esporte nos dá estas oportunidades. Vivemos junto com nossos atletas ou alunos essa montanha-russa de sensações, tentamos reverter situações emocionais ruins e preparar as pessoas para das o máximo dali a poucos minutos e, quando conseguimos isto alcançamos o céu. Sentimos que nosso trabalho está sendo bem feito e que, em algum momento, você foi especial e transformou a vida, ou algum momento daquela pessoa. E isto nos marcará para o resto das nossas vidas.
Hoje foi um dia especial. Amanhã será melhor!
Até mais.

Nenhum comentário: