segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Pais de atletas: Parceiro, vilão ou um "mal" necessário?


Conheço muitos treinadores que tremem quando a palavra "pai" é pronunciada. A maioria tem razão.
Muitos pais na ânsia de ver seu filho se desenvolver no esporte, aliada à falta de conhecimento específica da modalidade ou dos métodos de treinamento, extrapola em alguns aspectos. Porém, o que às vezes nos falta pensar é que eles são fundamentais no processo de iniciação à prática esportiva.
Como disse no post sobre os professores, que são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do aluno e futuro atleta, o "gatilho" da iniciação esportiva está nas mãos dos pais.
São eles que incentivarão os filhos a iniciar ou permanecer na atividade física; serão eles que darão o suporte logístico e financeiro para a manutenção do aluno; serão eles que suportarão as decepções e comemorarão as alegrias que o esporte proporciona.
Cabe a nós, profissionais da área, estabelecer os limites de atuação tanto de nossa parte, como dos pais e só conseguiremos isto apresentando conhecimento e segurança nas nossas atitudes, aulas, treinos e convivência com pais e familiares.
Para um melhor resultado, profissionais, família e atletas devem entender que cada um tem seu pedaço no processo. Cada ponta do triângulo tem suas crenças, formas de trabalhar, objetivos e expectativas e que ninguém está preso a ninguém. Todos estão no mesmo barco, por isso devemos remar para o mesmo lado e a melhor forma de acertarmos o rumo é conversando, para o bem de quem é mais importante - a criança.
Até mais.


6 comentários:

CAVALOS E CIA disse...

O tema é ótimo e demanda tempo, porém deixo aqui meu ponto de vista....
Não há como classificar Pais de Atleta sem sem injusto porque o grupo em questão alem de grande , não tem preparo ou orientações para o desempenho de suas funções ao contrário dos Atletas que tem sua escala gradual de aprendizagem e reforço de suas habilidades, e o técnico que tem sua formação, as vezes como educador físico ( estágios e reforços em cursos ) ou mesmo específico para Tecnico de esportes se habilitando em Ciência do Esporte , ou mesmo como ex atleta em alguma modalidade.
Pais de Atleta como o tema diz, aprende na primeira experiência, sem preparo e desculpe não tenho experiência de em clubes, mas em conversas com outros Pais , nunca ouvi dizer de nenhuma orientação que não fosse unilateral, e mais como uma explanação do planejamento da temporada, o que a meu ver é bem diferente de se orientar como os Pais de Atleta poderiam contribuir neste processo e entender todas as fases da formação do atleta e não colocar tantas expectativas no filho e no técnico.
Há muito pra se falar do assunto , mas não pude ler o post e deixar de colocar meu ponto de vista.

Anônimo disse...

Prof. Rogerio, que bom que o blog voltou, gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida, os exercícios educativos devem sempre ser feitos de forma lenta para o aluno memorizar o movimento correto ou devem gradualmente sendo incrementada a velocidade nos movimentos para que o aluno seja capaz de realizar o movimento correto em intensidade elevada?
Desde já agradeço.
Wendell

Prof. Rogerio Mixirica Nocentini disse...

Olá Wendell, tudo bem?
A variação de velocidade é muito importante também para os educativos. Para iniciar, claro que a velocidade menor é importante para que ele aprenda o movimento correto. Por outro lado, não conseguimos uma boa técnica nadando em velocidade muito baixa, então depois que o movimento estiver memorizado, um aumento na velocidade é bem vinda.
Podemos fazer séries de velocidade com educativos também, para trabalhar coordenação motora, por exemplo. Além disso, as velocidades vriadas, tornam o treino diferente e mais motivante. Pode apostar nisto.
Abraços e obrigado pelo elogio.

Alere disse...

Professor, obrigado pela pronta resposta. Pratici natação há algum tempo e estou tentando melhorar, infelizmente em minha região não tem um professor especializado, então fico lendo livros e sites da net pra pegar dicas e bons educativos, fico pois feliz pela volta do blog. Vou divulgar com os conhecidos e passar pra tirar dúvidas vez enquanto. Abraço e sucesso!

Alere disse...

Ass. Wendell

Alere disse...

E valeu pela dica, vou tentar incrementar velocidade aos educativos.