Na reestruturação do time dos All Blacks, Brian Lochore, refletindo sobre o objetivo estratégico do time disse: " um ambiente [...] que estimule os jogadores e os faça querer fazer parte dele". Segundo Graham Henry, foi a conversa mais importante de toda a sua carreira nos All Blacks.
PESSOAS MELHORES DÃO MELHORES LÍDERES
A idéia era fornecer aos jogadores os recursos, as habilidades e o caráter necessários para uma conduta construtiva fora do campo, pois assim, estariam também, pelo menos na teoria, desenvolvendo seus recursos, habilidades e caráter para uma conduta mais eficiente dentro do gramado.
A solução foi criar uma visão baseada em valores para inspirar os jogadores a se doarem mais para o time. "Seja porque é uma família, um legado, por respeitar o peso da camisa. Seja pelo que for, você tem que identificar o que é [ que dá um propósito aos jogadores] para poder continuar motivado. Tem a ver com propósito e significado pessoal [...] Estes são os dois elementos principais", disse Wayne Smith. Quanto mais você tiver pelo que jogar, mais você joga.
Os líderes associam o significado pessoal a um propósito mais elevado a fim de gerar uma crença e uma noção de direção.
Líderes, organizações e equipes inspiradas encontram seu mais profundo propósito - seu "por quê?" - e atraem seguidores por meio de valores, visão e crenças em comum.
Para jogar com propósito, tudo começa com a pergunta "por quê?". Por quê estamos fazendo isto? Por quê estou me sacrificando por este projeto? Qual é o propósito maior? As respostas a estas perguntas tem a capacidade de transformar a sorte de um grupo ou de uma empresa, ativando os indivíduos, servindo de cola natural, orientando condutas e criando um sentimento geral de propósito e vinculação pessoal. É o começo de SER DO TIME.
Frases e comentários retirados do livro: LEGADO - 15 LIÇÕES SOBRE LIDERANÇA QUE PODEMOS APRENDER COM O TIME DE RUGBY DOS ALL BLACKS - JAMES KERR - BENVIRÁ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário