quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O QUE HÁ DE NOVO NO CRAWL...


Desde as últimas Olimpíadas, ou talvez um pouco antes, que vêm se falando no "novo crawl". Michael Phelps disse que mudaria o seu estilo, que seria novo, revolucionário. Mas que novo estilo é esse?
Muitos acham que o novo crawl é aquele em que se nada com os braços estendidos na fase aérea, ou popularmente chamado "braço reto". Mas será?
No final dos anos 80, surgiu uma nadadora, chamada Janet Evans, que foi recordista mundial dos 400, 800 e 1500 metros, tendo possuído os recordes mundiais mais duradouros de todos os tempos (wikipédia). Ela já nadava com os braços estendidos. Então o que mudou?
Segundo o Coach Alex Pussieldi (editor do site bestswimming.com.br), numa clínica que deu no Clube Paineiras do Morumby este ano, disse que uma mudança significativa no nado, não foi o braço reto, já que isso já era feito, mas a mudança da aplicação da força (que era feita mais para o final da braçada), para a parte inicial da braçada, ou seja, assim que a mão entra na água, já se começa a aplicação da força para trás.
Este ponto foi outra mudança. Em livros de natação, ainda encontramos a braçada de crawl, na sua fase submersa, sendo apresentada como um "S", com as definições - puxada para fora, para dentro e para trás. Isto também foi modificado para uma puxada direta para trás.
Até mais

Nenhum comentário: