Outro dia, recebi uma mensagem de uma professora me perguntando sobre como trabalhar com deficientes visuais. Como não sei absolutamente nada sobre o assunto e nunca trabalhei com deficientes visuais, fui procurar um Mestre, Prof. Mauricio de Oliveira, sócio absoluto deste blog.
Veja a resposta.
Olá Luciana,
Respondendo 'as suas questões:
1) Lembre-se que o cego precisa que vc dê a ele as coordenadas do espaço físico ao qual ele precisa se familiarizar.
2) Evite conduzi-lo 'a todo instante... procure dar-lhe uma boa noção do que vc quer verbalmente.
3) Na piscina, nós esticamos um pedaço de tubo cirurgico na raia 'a aprox. 2 m da borda, para que ele possa ter a noção de quando vai chegar na parede.
4) Após utilizar a técnica anterior para ganhar a confiança dele, estimule-o a contar as braçadas para ter a exata noção da distancia total da piscina. Em se tratando de competição para def. visuais, nós utilizamos um bastão com uma bolinha de borracha na ponta para tocá-lo quando estiver chegando na borda - o nome oficial para esta função é Tapper.
5) A maior dificuldade que encontramos no def. visual é a percepção corporal, então, para fazer as correções, prefiro tirá-lo da piscina e conduzir o movimento que eu quero que ele execute. Faço ele perceber a diferença entre o certo e o errado e explico qual a vantagem que ele terá ao conseguir automatizar cada novo gesto do nado.
6) O processo pedagógico é um pouco + demorado que o normal, mas não tem nenhuma diferença no que tange a didática e a sequencia pedagógica.
7) Elogie o desempenho e dê feedback sempre que possível... isso o estimulará 'a continuar se esforçando.
8) A maioria dos cegos possui uma acuidade auditiva muito boa... procure ditar o ritmo de alguns exercícios pelo som... isso facilita bastante o entendimento dos principios de velocidade de execussão dos movimentos.
9) Utilize pouco material... faça-o sentir o corpo na água.... eles normalmente não gostam muito de mergulhar (saltar de fora para dentro da piscina) ou de nadar submerso, pois este momento o faz sentir-se com pouquíssima noção espaço-temporal.... causando muita insegurança.
10) Os nados Crawl e Costas são os mais indicados para o aprendizado, pois ao terem sempre um dos braços 'a frente, diminui consideravelmente a possibilidade de colisões. Também faço questão de que nadem em rodízio na raia, sempre com + um ou 2 individuos (estimula a noção de lateralidade e faz com que nade utilizando a raia como referencia - não como apoio).
11) Os trabalhos de perna e lateralidade são de extrema importância, pois a maioria dos cegos utiliza a bengala para deslocar-se no seu dia adia e tende a inclinar-se para um só lado do corpo (isto acontece, porque tendenciosamente eles deixam a cabeça meio de lado para ouvir e interpretar tudo o que acontece à sua frente).
12) Faça com que eles entendam a importancia de se soltarem (relaxar) na água (os movimento dos def. visuais são extremamente mecânicos).
13) Varie o trabalho respiratório o máximo possível... A natação desenvolverá a condição aeróbia dos mesmos, já que eles terão muita dificuldade para fazer qualquer outro exercício em deslocamento com uma certa velocidade moderada constante.
14) Se puder, misture os videntes (aqueles que enxergam) com os def. visuais na mesma aula. É muito importante não tratá-los de maneira muito distinta dos demais. Os demais alunos acabam por elogiar bastante os def. visuais e iste é um fator muito positivo para os mesmos, afinal no seu dia a dia a superação de obstaculos é o que mais tem.
15) Caso tenha oportunidade, visite o Instituto Padre Chico, no Ipiranga. Eles fazem um trabalho maravilhoso com os deficientes visuais. Vale a pena trocar informações com os Professores de lá.
Bem, acho que é isso,
O restante, vc aprende com o tempo e a convivência,
Boa sorte,
Um abraço,
Mauricio de Oliveira
SERC
Respondendo 'as suas questões:
1) Lembre-se que o cego precisa que vc dê a ele as coordenadas do espaço físico ao qual ele precisa se familiarizar.
2) Evite conduzi-lo 'a todo instante... procure dar-lhe uma boa noção do que vc quer verbalmente.
3) Na piscina, nós esticamos um pedaço de tubo cirurgico na raia 'a aprox. 2 m da borda, para que ele possa ter a noção de quando vai chegar na parede.
4) Após utilizar a técnica anterior para ganhar a confiança dele, estimule-o a contar as braçadas para ter a exata noção da distancia total da piscina. Em se tratando de competição para def. visuais, nós utilizamos um bastão com uma bolinha de borracha na ponta para tocá-lo quando estiver chegando na borda - o nome oficial para esta função é Tapper.
5) A maior dificuldade que encontramos no def. visual é a percepção corporal, então, para fazer as correções, prefiro tirá-lo da piscina e conduzir o movimento que eu quero que ele execute. Faço ele perceber a diferença entre o certo e o errado e explico qual a vantagem que ele terá ao conseguir automatizar cada novo gesto do nado.
6) O processo pedagógico é um pouco + demorado que o normal, mas não tem nenhuma diferença no que tange a didática e a sequencia pedagógica.
7) Elogie o desempenho e dê feedback sempre que possível... isso o estimulará 'a continuar se esforçando.
8) A maioria dos cegos possui uma acuidade auditiva muito boa... procure ditar o ritmo de alguns exercícios pelo som... isso facilita bastante o entendimento dos principios de velocidade de execussão dos movimentos.
9) Utilize pouco material... faça-o sentir o corpo na água.... eles normalmente não gostam muito de mergulhar (saltar de fora para dentro da piscina) ou de nadar submerso, pois este momento o faz sentir-se com pouquíssima noção espaço-temporal.... causando muita insegurança.
10) Os nados Crawl e Costas são os mais indicados para o aprendizado, pois ao terem sempre um dos braços 'a frente, diminui consideravelmente a possibilidade de colisões. Também faço questão de que nadem em rodízio na raia, sempre com + um ou 2 individuos (estimula a noção de lateralidade e faz com que nade utilizando a raia como referencia - não como apoio).
11) Os trabalhos de perna e lateralidade são de extrema importância, pois a maioria dos cegos utiliza a bengala para deslocar-se no seu dia adia e tende a inclinar-se para um só lado do corpo (isto acontece, porque tendenciosamente eles deixam a cabeça meio de lado para ouvir e interpretar tudo o que acontece à sua frente).
12) Faça com que eles entendam a importancia de se soltarem (relaxar) na água (os movimento dos def. visuais são extremamente mecânicos).
13) Varie o trabalho respiratório o máximo possível... A natação desenvolverá a condição aeróbia dos mesmos, já que eles terão muita dificuldade para fazer qualquer outro exercício em deslocamento com uma certa velocidade moderada constante.
14) Se puder, misture os videntes (aqueles que enxergam) com os def. visuais na mesma aula. É muito importante não tratá-los de maneira muito distinta dos demais. Os demais alunos acabam por elogiar bastante os def. visuais e iste é um fator muito positivo para os mesmos, afinal no seu dia a dia a superação de obstaculos é o que mais tem.
15) Caso tenha oportunidade, visite o Instituto Padre Chico, no Ipiranga. Eles fazem um trabalho maravilhoso com os deficientes visuais. Vale a pena trocar informações com os Professores de lá.
Bem, acho que é isso,
O restante, vc aprende com o tempo e a convivência,
Boa sorte,
Um abraço,
Mauricio de Oliveira
SERC
Sempre que vocês tiverem alguma dúvida ou algo para compartilhar conosco, é só escrever. Pode demorar um pouco, mas a resposta virá, com certeza.
Até mais.
Prof. Rogerio Mixirica Nocentini
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