segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EDUCATIVOS COMENTADOS...CRAWL PEGADA DUPLA


Outro educativo muito utilizado, é o Crawl com pegada dupla, onde um braço espera o outro chegar à frente para então executar a braçada.
É muito utilizado em aulas de iniciação para se ensinar a respiração lateral do crawl. Neste ponto, acho que o educativo pode ser válido, porém, pensando em longo prazo, este tipo de educativo faz com que o aluno desenvolva um estilo mais lento, o que dificultará na hora de se aplicar velocidade ao estilo.
Lembre-se que nunca sabemos se o nosso aluno de hoje será um atleta amanhã, por isso devemos prepará-lo para tal, então a valência velocidade, deve estar incorporada, senão no nosso planejamento, pelo menos no nosso pensamento.
Seguindo com a análise do educativo, uma alternativa seria fazer vária braçadas com cada braço: duas com o direito, duas com o esquerdo; três com o direito, três com o esquerdo; duas com o direito, uma com o esquerdo e assim por diante. Isto impede que o estilo fique "viciado" a parar a braçada no início e promove o ensino da respiração e a correção da braçada.
Hoje em dia, não utilizo mais o educativo com pegada dupla, e sim as alternâncias com repetição de braço, até porque tenho muito mais variação na aula, podendo até fazer com o braço parado à frente do corpo ou atrás.
Sem mais.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

UM SOPRO DE ESPERANÇA...

Há alguns dias, no dia do profissional de educação física eu publiquei um post onde reclamava prá caramba da profissão. Muitas pessoas me criticaram, outras apoiaram, enfim é a minha opinião. Mas hoje recebi um e-mail que me deu um novo sopro de esperança. Destas coisas que te fazem levantar e parar de reclamar. O Bombeiro Militar Sr. Paulo Henrique Pinto me escreveu solicitando algumas informações sobre natação e trabalho com snorkel. O que este e-mail tem de importante? O Paulo faz um trabalho voluntário na cidade de Duartina, ele ensina natação a garotos carentes da cidade e montou uma equipe de natação com a galera. O que este senhor faz, vai muito além do esporte, muito além das medalhas e das melhoras de tempo, ele dá uma oportunidade à estas crianças. Não de serem atletas, mas de aprenderem com o esporte, de aprenderem com as coisas boas do esporte, da competição, superação, persistência e tudo o mais.
E porque estou escrevendo isto aqui? Porque é a forma que posso ajudar - pedindo ajuda. Se alguém que lê este blog puder ajudar de alguma forma estas crianças com material, informações, sei lá, qualquer coisa, ou se conhecer alguém que o possa fazê-lo, por favor entre em contato comigo e faremos a ponte para que esta equipe possa crescer e abrigar mais e mais nadadores e nadadoras, não pelo esporte, nem pelo país, nem por nada disto, mas pelas crianças, que no fundo, no fundo, mudarão o esporte e o país.
Abaixo uma foto da equipe!
Parabéns Paulo, parabéns crianças!
Até mais


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TROFÉU JOSÉ FINKEL


Hoje começa a mais importante competição brasileira do segundo semestre, o Troféu José Finkel. Boa oportunidade para se ver as técnicas, os estilos e a competitividade dos brazucas nas piscinas.
Para maiores informações acesse:
As finais serão transmitidas pelo canal Sportv.
Até mais.

EDUCATIVOS COMENTADOS...COSTAS DUPLO


Educativos ou corretivos são estratégias usadas para melhorar ou aprimorar a técnica dos nadadores. Existem listas e listas de educativos para todos os estilos, inclusive aqui neste blog.
Porém, de tanto pensar em diversificar os treinamentos, muitos educativos foram inventados e são aplicados, na maioria das vezes sem saber o porque.
Pensando nisso, vou comentar alguns educativos sob a minha ótica. Acho que isto dará um bom debate.
O primeiro deles é o educativo COSTAS DUPLO, onde os nadadores nadam de costas fazendo as duas braçadas simultaneamente. Vamos comentar:
O nadador executa a braçada de costas, com os dois braços ao mesmo tempo. O que isto acarreta?
1 - Elimina-se toda e qualquer possibilidade de se fazer a rotação do quadril, já que os dois braços estão sendo executados ao mesmo tempo.
2 - Se abraçada for feita corretamente, provavelmente no final da fase aquática, onde o nadador deveria fazer a maior força possível, as duas mãos sairão da água, já que não há a rotação do quadril. Para que isto não aconteça, o nadador abrirá mais o ângulo dos cotovelos e diminuirá a possibilidade de fazer o máximo possível de força.
3 - Com os braços funcionando simultaneamente, não há a possibilidade de bater as pernas lateralmente, pois não há a rotação do quadril, como já foi dito.
Então o educativo não serve para nada?
Podemos dizer que o nadador tem a possibilidade de olhar as duas mãos ao mesmo tempo e compará-las, colocando palma da mão com palma da mão quando o braço estiver a 90º, mas perdendo a elevação da braçada exatamente pela falta da rotação.

Não pense que eu não dou este educativo, dou e já dei muitas vezes, mas analisando friamente, acho que a partir de agora eles serão raridade no treinamento ou nas aulas, talvez, quando eu quiser uma soltura, poderei fazê-lo.

Até mais.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PRECISA-SE DE ESTAGIÁRIO...


PRECISO DE UM(A) ESTAGIÁRIO(A) PARA TRABALHAR EM DIADEMA, NO PERÍODO DA MANHÃ.
INTERESSADOS, FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL rogerionocentini@gmail.com

EDUCATIVOS DE VIRADAS...PARTE 4

video

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

E DEUS CRIOU O PROFESSOR...


Recebi esta de uma amiga, Ana Cristina Amaral. Coloquei aqui no blog, porque é a mais pura verdade!
Bom dia a todos.

Conta a lenda que,quando Deus liberou o conhecimento sobre como ensinar os homens, determinou que aquele"saber" ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios. Mas, neste pequeno grupo,onde todos se achavam "semi-deuses",alguém traiu as determinações divinas...

Aí aconteceu o pior!!!!!!........

Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos:

1º - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2º - Não verás teu filho crescer.
3º - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
4º - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera.
5º - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box.
6º - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7º - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho;
8º - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
9º - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
10º - As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que ensinam e as que não entendem. E verás graça nisso.
11º - A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te farás mais efeito.
12º - Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.
13º - Terás sonhos, com cronograma, planejamento, provas, fichas de alunos, provas substitutivas e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.
14º - Exibirás olheiras como troféu de guerra.
15º - E, o pior........ inexplicavelmente gostarás de tudo isso...

E finalizando, deixo a nossa oração:

ORAÇÃO DO PROFESSOR

Planejamento que estais no computador
Carregado seja o Vosso Programa
Venha a nós o vosso ensinamento
Seja gerada a ficha de lançamento
Assim no Diário como no email
A contrapartida nossa de cada dia nos dai hoje,
Perdoai os nossos deslizes
Assim como nós perdoamos quando há deslizes
Não nos deixeis cair em Auditoria
E livrai-nos da Fiscalização da direção
Amém.

BICICLETA DA WOLKSWAGEN...


Sei que não tem nada a ver com natação, mas tem a ver com qualidade de vida e proteção ao meio ambiente, coisas que todos nós desejamos e almejamos, por isso coloquei aqui, além de ser bem interessante!
A indústria automobilística finalmente entendeu o conceito de
Mobilidade Sustentável. A Volkswagen apresentou seu primeiro veículo
de duas rodas e o conceito "Think Blue" na Auto China 2010. Por
incrível que pareça, a bicicleta da Volkswagen chamou mais a atenção
das pessoas, que os próprios carros da marca. A empresa se referiu a
ela como uma obra de arte da mobilidade. A VW Bike não tem pedais, se
dobra, possui freios a disco nas duas rodas e funciona com bateria que
pode ser recarregada no próprio carro com 12 volts, corrente contínua
ou numa tomada de corrente alternada comum. Tem muito boa autonomia.
Foi concebida para se encaixar perfeitamente no compartimento do
estepe do carro. O conceito de mobilidade deste equipamento está
concebido como um complemento do carro. Assim, o condutor poderia
deixar o carro num estacionamento fora dos grandes centros
congestionados e se dirigir com a bicicleta elétrica aos centros de
maior congestionamento.

video

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Atletas pela Cidadania...


Ontem, dia 07 de setembro, na Folha de S.Paulo - Tendências e Debates - saiu um artigo assinado por ex-atletas brasileiros falando sobre o legado que as Olimpíadas 2016 podem trazer ao Brasil e ações que o grupo intitulado Atletas pela Cidadania está desenvolvendo junto ao governo.
Abaixo alguns trechos do artigo:


"...Para nós, atletas, o esporte deve possibilitar a participação de todos e ajudar a construir uma sociedade inclusiva. O esporte de alto rendimento deve ser fruto da universalização da atividade esportiva e, de forma sistêmica, integrar escola, programas e federações.
O legado deve resultar em olpiticas efetivas, continuadas, com diagnóstico e avaliações, aumento e transparência dos recursos aplicados. É também importante termos metas concretas.(...)"
"(...) Para lutar por um legado social e para o esporte, nós nos reunimos em uma associação, a Atletas pela Cidadania. Levamos esta pauta para o Ministro da Educação e para o ministro do Esporte e, ambos se dispuseram a trabalhar por u diagnóstico sobre o esporte no país e para criar um comitê interministerial, para consolidar uma política integrada, que assegure o esporte educacional(...)"
Assinam o artigo: RAÍ OLIVEIRA, MAGIC PAULA, ANA MOSER e JOAQUIM CRUZ - diretores e membros do Grupo de Esporte da organização sem fins lucrativos Atletas pela Cidadania.

Para conhecer o site dos Atletas pela Cidadania, clique aqui

EDUCATIVOS DE VIRADAS...PARTE 2

video

AQUI VOCÊ REALMENTE TREINA COM A CABEÇA NAS NUVENS...

Se você quer curtir um mergulho nessa piscina, você vai precisar gostar de altura... é no 55º andar!

Mas, nadar na borda não é tão arriscado quanto parece. Enquanto a água da piscina “infinita” parece terminar em um despenhadeiro, na verdade ela escorre para uma espécie de canal, de onde é bombeada de volta para a piscina principal. Tem três vezes o tamanho de uma piscina olímpica ( 150 metros de comprimento), é a maior piscina do mundo ao ar livre, nessas alturas.

Foi feita no impressionante "Skypark", um espaço de lazer em forma de barco, empoleirado sobre as três torres que compõem o hotel mais caro do mundo, que custou a bagatela de 4 bilhões de libras esterlinas (quase inimaginável o número de zeros à direita em reais...), é o Marina Bay Sands, na cidade de Cingapura.

Confira!




quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA...


Hoje é o dia que todos os sites, blogs e profissionais da área deveriam estar felizes e dizendo parabéns, parabéns pelo seu dia. E eu pergunto. Parabéns porque?
Estamos num país onde nossa profissão é uma das mais desvalorizadas - por nossa culpa, claro! - onde todos sabem dar treino, ministrar aulas, escalar times.
Estamos num país que em 5 anos sediará as Olimpíadas e não vemos nenhuma política pública e nenhum investimento em infra-estrutura, pelo contrário, temos exemplos e exemplos de equipamentos esportivos sucateados e abandonados.
Os salários dos profissionais estão cada vez mais baixos, as faculdades cada vez piores e os futuros profissionais cada vez mais desinteressados.
Veremos hoje vários textos dizendo como somos dedicados, importantes e etc. Dirão até que somos heróis - e isso é realmente verdade! - porque viver dignamente como educador físico neste país, salvo algumas poucas exceções, só sendo herói mesmo.
Por estas e outras, desejar parabéns pelo nosso dia é, no mínimo, uma piada de mau gosto!

Prof. Rogerio Nocentini

O ENSINO DAS VIRADAS...

Sempre que pensamos em ensino das viradas, logo começamos pela cambalhota, visando a virada olímpica dos nado crawl e costas. Porém, vendo este vídeo, lembrei que antes destas viradas, tem uma que precisamos ensinar primeiro, a VIRADA SIMPLES.
Acho que até pelo nome - VIRADA SIMPLES - não damos valor nenhum a ela, mas é muito importante que o aluno saiba como fazer a aproximação e a movimentação do corpo para a virada, isto vai ajudar muito na hora de aprender as viradas olímpicas e, principalmente nas viradas do peito e do borboleta.
Serão 5 vídeos com exercícios para o ensino da virada simples e, mais que os exercícios, os toques que temos que dar e sempre nos esquecemos.
Até mais.


video