quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ALÉM DE MEDALHAS E RECORDES...O QUE MAIS OS ATLETAS GANHAM COM A NATAÇÃO?

16 VALORES QUE OS NADADORES APRENDEM NO ESPORTE 
Por John Leonard
No Boletim da ASCA - American Swimming Coaches Association. Edição Junho 2002. tradução e Adaptação Alex Pussieldi

1 - Atividade Física - Todos os estudos até hoje apresentados dizem que a natação é o esporte mais completo que existe. Tal valor é incalculável desde as mais tenras idades para o resto de suas vidas.
2 - Autoconfiança - A prática dá ao jovem nadador a condição de enfrentar desafios, melhorando sua auto-estima.
3 - Disciplina - Não existe boa técnica de estilo sem disciplina> não há bom treinamento sem estrutura e isso é básico. Melhor do que a disciplina do trabalho é a auto-disciplina.
4 - Trabalho de Equipe - Natação é impossível de se pensar como um esporte individual. É muito difícil e duro para se encarar assim. Os seus companheiros de treinamento lhe motivam, lideram, seguem e contribuem diariamente com você, isso faz ficar mais fácil.
5 - Espírito Esportivo - Uma das chaves mais importantes no esporte é essa. Bons treinadores ensinam seus atletas a competir com pessoas e não contra pessoas.
6 - Ética no trabalho - Não existe esporte que requeira mais esforço físico do que natação. Os atletas ao longo de suas carreiras aprendem que os seus próprios esforços irão refletir nos seus próprios resultados.
7 - Recompensa em longo prazo - Se aprende demais com a natação. O que você faz no treino de hoje, na semana, no ano, irá se refletir lá na frente no seu maior objetivo. Nadadores aprendem a aceitar que os resultados levam tempo para se desenvolver.
8 - Aprender a utilizar o seu tempo - Nadadores são conhecidos como os atletas de melhores notas na escola. Por quê? A resposta é que, devido ao grande tempo despendido em treinamentos não sobra muito tempo para os alunos, que acabam administrando este tempo de forma adequada para os resultados escolares.
9 - Dedicação - Nadadores aprendem que não podem fazer todas as coisas ao mesmo tempo, mas aprendem também que com a dedicação ao esporte conseguirão resultados mais à frente. Isto também pode ser chamado de concentração ou objetivo.
10 - Habilidade - O meio aquático é muito diferente do nosso natural meio de vida. Por conta disso, nadadores aprendem a desenvolver extrema atenção na melhora da técnica e sensibilidade, isso os fará nadar mais rápido. São pequenos detalhes que são levados para o resto da vida.
11 - Amizade e Respeito - Você talvez não "ame" os seus companheiros de treinos todos os momentos. Mas você aprende a respeitá-los, especialmente pelo esforço durante o programa. Você também leva do esporte amizades que valerão para o resto de suas vidas.
12 - Traçar Metas - Nadadores desde cedo aprendem a medir seu sucesso e como traçar novos objetivos para motivar a si  mesmos.
13 - Igualdade entre os Sexos - Isso você aprende no treinamento e e vê que uma mulher é capaz de suportar qualquer programa de treinamento muitas vezes até à frente de muitos homens.
14 - Apreciar a ajuda do seu grupo de apoio - Seus pais o colocam e o mantém na natação. Treinadores ajudam a inspirar você. Seus companheiros dividem o duro trabalho diário. Tudo isso você leva para o resto de sua carreira.
15 - Coragem - Cada nadador quer ser um herói dentro de sua raia, e isso todos os dias. Todos os dias ele tem a oportunidade de mostrar sua coragem nos treinamentos. Coragem é um elemento a ser desenvolvido e a natação faz isto muito bem.
16 - Compaixão - Todos os nadadores estão sujeitos ao fracasso. Quem é nadador sabe como é se sentir após um resultado não muito esperado. Eles aprendem a superar isso e como é bom recebe o apoio dos companheiros. Nessa hora eles conseguem se levantar para seguir para novas metas.

Nenhum comentário: