segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DÚVIDA...


Olá, em primeiro lugar quero me apresentar, sou acadêmica do curso de educação física (...)
achei seu blog quando fazia uma pesquisa e achei ele interessante, nesse semestre estou tendo a disciplina de natação,o problema é que tenho trauma de água, ou seja não tenho noção alguma de como nadar,muito menos de como ensinar, minha professora pediu que fosse elaborado um plano de aula de iniciação ao nado crawl, e eu não tenho noção nenhuma de como fazer, gostaria de uma ajuda sua, porque pelo jeito você deve fazer planos de aula até dormindo, nele tem que constar, objetivos,conteúdos e recursos, desde ja agradeço.


Olá, tudo bem?
Plano de aula é a coisa mais básica que um professor de natação deve fazer, mas infelizmente a grande maioria não o faz. Posso falar isto porque tenho visto esta situação nos cursos em que tenho dado.
A sua resposta, já está no questionamento que você me faz e no pedido da sua professora. Então vamos lá.
1 - OBJETIVO - O que você pretende com a sua aula, que estilo ou habilidade você quer desenvolver ou melhorar no seu aluno? Se a aula é de crawl, você pode melhorar a técnica do nado, o batimento de pernas, a força, a resistência, saída ou virada, para falar alguns.
2 - CONTEÚDO - Pensando no objetivo da sua aula, o que você vai fazer para alcançá-lo? Vai aquecer? Vai dar educativos? Vai usar nado completo ou fracionado? Qual a intensidade da sua aula? Qual a sequência de ítens que terá na sua aula? (existem vários exemplos destas coisas aqui mesmo no blog).
3 - RECURSOS - Você vai utilizar algum material? Quantos? Para quê? Em que sequência? Todo o trabalho será dentro da água ou terão alguns exercícios fora?
Respondendo a estas questões, você terá o seu plano de aula. Na verdade é bastante simples e pesquisando um pouco mais aqui no blog, você encontrará exemplos para todas as fazes.
Boa sorte.
Até mais.


Prof. Rogerio Mixirica Nocentini

Nenhum comentário: