quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

56 ATITUDES PARA FORTALECER A SUA CARREIRA (6 a 10)


TEM QUE NEGOCIAR
Você vai ter que ser bom de negociação este ano. Por quê? Porque o numero de controles internos vai aumentar. E a disposição das pessoas em ajudar vai diminuir. E aí, para fazer as coisas andarem, só com muita conversa. Siga essa dica que vale para os chefes e profissionais de outras áreas da empresa. "Durante a negociação não se prenda ao passado e mostre ao interlocutor o que ele vai ganhar no futuro com aquela idéia", aconselha Donald MacNicol, consultor em negociações e professor do Ibmec São Paulo.


LUTE PELAS SUAS IDÉIAS (DESDE QUE ELAS SEJAM EFICIENTES)
Para conseguir cumprir seus deveres, você vai precisar defender suas idéias. Mas cuidado com as discussões improdutivas. Para ter sucesso num debate, o professor de gestão Robert Sutton, da Universidade Stanford, sugere que o profissional lute pela sua idéia "como se estivesse certo" e ouça o interlocutor "como se estivesse errado". Faça o dever de casa: estude o assunto antes de abri-lo para o chefe ou colegas de equipe.


FAÇA UM CHECK-UP DIÁRIO
11 perguntas para começar o dia:
1 - Como a crise está impactando o setor em que atuo?
2 - A empresa em que trabalho foi afetada? Como?
3 - Como a empresa em que trabalho está reagindo?
4 - Como a crise afeta meu departamento?
5 - O que meu chefe espera de mim neste mês?
6 - As conversas de corredor aumentaram? Até que ponto dá para confiar nelas?
7 - Como a crise afeta cargos como o meu?
8 - O que eu faço é imprescindível para a organização?
9 - Quais são os critérios de demissão da minha empresa?
10 - Como foi meu desempenho na última avaliação periódica?
11 - Como foi meu desempenho, comparado ao de meus pares?


RELAXE E MÃOS À OBRA

Quando as notícias sobre demissão começam a pipocar, bate o medo de perder o emprego. Afaste esse fantasma. Pense bem, há quanto tempo você já lida com a falta de estabilidade no trabalho? "O profissional hoje está o tempo inteiro preocupado com a demissão" diz Carmelina Dickel, da DBM. Ou seja, antes da crise, você já pensava na questão. Agora que o cenário piorou, mantenha a calma. Se você se desesperar, sua produtividade vai cair. E, aí sim, você se tornará um candidato ao corte.



CAUTELA ACIMA DE TUDO
Apesar do cenario ruim, você pode receber um convite de emprego. Avalie com cautela redobrada cada proposta. Se a situação na atual empresa estiver insuportável, mude. Agora, se estiver com alguma dúvida, o melhor é esperar. Ninguém sabe, nem os economistas e analistas financeiros como será o dia de amanhã.
Fonte: Revista VOCÊ S.A. - fevereiro/2009

Nenhum comentário: