sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DE VOLTA AO PRINCÍPIO...


Reinaugurando a parte destinada à fisiologia no blog, decidi começar do começo, com o perdão da redundância.

Todo desempenho humano começa no nível celular, então também vamos começar deste ponto.

As células formam os tecidos, que por sua vez formam os órgãos. Os órgãos formam os sistemas, que por sua vez, fomam o corpo, constituindo finalmente, um nadador de competição.

Sendo assim, a maneira como um nadador se adapta ao treinamento e as causas da fadiga são determinadas no nível celular, portanto, se a célula não estiver bem, o corpo não estará bem, e consequentemente, o desempenho atlético será abaixo do esperado.

Independentemente da natureza da resposta ou do trabalho excutado, a célula precisa de energia - e aqui nos ateremos às células musculares, que são as estrelas do desempenho esportivo. Embora as várias células e os vários tipos de células do corpo sejam específicos para executar diferentes funções fisiológicas, seja qual for o tipo de trabalho realizado, o meltabolismo celular deve aumentar para suprir a necessidade de energia, ou a continuidade do trabalho torna-se impossível.

O primeiro ponto de discussão sobre o desempenho e a fadiga na natação é como as células (principalmente as células musculares) fornecem energia para o trabalho físico e fisiológico.

Nenhum comentário: