quarta-feira, 17 de março de 2010

BRINCADEIRAS, PRÁ QUÊ?


Há muito, eu venho falando sobre a utilização de brincadeiras e atividades diferentes e divertidas nas aulas com crianças. Para os leigos, ou para os que, como eu, não acreditava muito na eficiência disto há alguns anos, devo dizer que faz uma grande diferença.
Obviamente a brincadeira, por si só não provoca nenhuma alteração no comportamento ou no aprendizado do aluno, mas calcada sobre objetivos claros e definidos, as brincadeiras fazem toda a diferença do mundo.
Há alguns anos, ouvi de um conceituado professor, Mauricio de Oliveira, que as aulas dele haviam melhorado e muito depois do nascimento do seu filho e hoje, venho percebendo a mesma coisa.
Tenho percebido um aumento enorme na paciência, na tolerância e na diminuição da pressa com meus alunos. Não quero dizer com isso, que todos os professores devem sair correndo tendo filhos, ou que os professores sem filhos não são tão bons quanto os pais e mães, só estou constatando um fato de que a falta de pressa, o aumento da tolerância e a utilização de brincadeiras durante a aula, no final das contas, acelera e muito o aprendizado da natação.
Alguém poderá dizer "isso á mais óbvio do que qualquer coisa!". Pois é, mas são as coisas óbvias que a gente esquece, na busca desenfreada por algo que nos diferencie dos demais professores e, estão nas coisas básicas e que geralmente esquecemos que está o nosso grande trunfo, que é ensinar a nadar, com qualidade e, acima de tudo, com prazer!
Até mais.

Prof. Rogerio Nocentini

Nenhum comentário: