quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ERROS MAIS COMUNS - BORBO - JOELHOS MUITO FLEXIONADOS...

Uma flexão exagerada dos joelhos no nado borboleta é muito ruim para o estilo e pode ser ocasionada pela falta de força nos braços e pernas, por uma respiração muito alta ou pela aplicação de força nos "joelhos" em vez de fazer a aplicação da força nas coxas.
Para corrigir, gosto de usar nadadeiras, pois facilitam demais a técnica de nado do borboleta. Porém, temos que ter em mente que apesar do estilo borboleta ter uma técnica muito simples, é necessária muita força para que o estilo seja bom, por este motivo os iniciantes neste nado não conseguem apresentar uma boa técnica.

Para corrigir a respiração alta, costumo dar nado completo, pedindo que a respiração seja feita com o queixo na água, ou com uma "barbinha de água". Se a respiração está correta e a cabeça não sobe muito, também as pernas não afundarão demais, ocasionando o problema de hiper flexão dos joelhos.
Para melhorar a pernada, gosto de variar bastante a posição do corpo quando o aluno bate perna - de frente (normal), de lado ou de costas - com e sem nadadeira. Gosto muito também de fazer perna de borboleta vertical, mas aí depende da profundidade da piscina. A perna vertical é boa porque mantém um bom posicionamento do corpo e impede a hiper flexão dos joelhos, mas deve-se ter cuidado porque só atletas mais experientes conseguem fazer a perna com uma boa técnica, mas nada impede de dar o exercício para os iniciantes também, bas ta não exigir perfeição técnica.

Até mais

Nenhum comentário: