quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ERROS MAIS COMUNS...COSTAS...QUADRIL DANÇANDO

Este é um erro realmente muito comum, onde o nadador leva o quadril de um lado para outro enquanto se desloca pela piscina. Muita gente tenta corrigir o quadril, aumentando o rolamento do corpo. Isto pode ajudar, mas nem sempre o problema está no quadril.
Geralmente o quadril dança de um lado para o outro porque a entrada do braço na água está muito fechada, ou seja, ela passa a linha da cabeça e entra na linha do ombro contrário, fazendo com que o quadril se desloque para o lado do braço e aumente a resistência de arrasto.
Quando o nadador troca o braço, exagera a entrada também e faz com que o quadril se desloque para o outro lado e assim sucessivamente.

CORREÇÃO

Gosto de pedir ao aluno que entre com a mão ao lado do corpo com a braçada bem aberta. A sensação do aluno é que ele estará entrando com a mão ao lado da orelha, mas estará na posição correta. isto quase sempre elimina o problema, mas o aluno deve prestar muita atenção até que o novo movimento e o novo ponto de entrada se consolidem na memória motora do aluno.
Filmar o nado também dá muito resultado, pois o aluno pode ver o que está fazendo, e não precisa ser uma filmagem profissional não, qualquer vídeo de celular serve.
Até mais.

Nenhum comentário: