quarta-feira, 4 de junho de 2008

ATIVIDADES MOTIVANTES PARA AULAS DE NATAÇÃO - PARTE 1

Quando o professor de natação realiza o planejamento de suas aulas, geralmente sente a necessidade de incorporar nas sessões algum tipo de atividade diferente que estimule a motivação de seus alunos, num clima de superação e desafio pessoal.

AS atividades abaixo relacionadas foram encaminhadas pelo Prof. Mauricio de Oliveira, coordenador técnico do SERC STA MARIA, para que os professores possam compartilhar este segmento tão importante ao contexto da natação.

Aproveite e divirta-se!!


Colaboração - Prof. Mauricio de Oliveira


1) SUPER-COORDENAÇÃO: Nadar com o braço direito de borboleta, o braço esquerdo de costas, a pernada direita de peito e a perna esquerda de crawl.

2) ADIVINHAS: Trocar uma palavra e solicitar que os alunos adivinhem ao final da aula. Ex.: vaindoven = respiração bilateral nafariga = perna
islabatut = golfinhada vonstup = corretivo / educativo , etc.

3) KARAOKÊ: Nadando costas, cantar ou assoviar uma música, enquanto o restante da turma fica dançando.

4) PERNA-DE-FERRO: 2 à 2. Um de frente para o outro, segurando pelas mãos, empurrar o colega de marcha-a-ré, batendo perna.

5) EMPILHATUDO: Toda a equipe / turma deverá fazer uma torre, empilhando todo o material disponível na piscina, (levar o material de um lado para o outro - 1 de cada vez - estipular um prazo de 5 min.). Vence a torre + alta.

6) ZOO: Imitar um animal e/ou peixe nadando.

7) CAÇAÇÃO: 2 à 2. Um nadando e o outro tentando pegar o companheiro pelo pé. (quem foge deverá sair da água para escapar - ou submergir). Também poderá ser feito 2 à 2, só que atados com um cordão de roupão.

8) DESENHANDO O 8: 2 à 2. Um com as pernas afastadas, enquanto o companheiro deverá passar por entre as suas pernas desenhando o número 8.

9) BLACKOUT: Nadar com os óculos tampados com papel higiênico molhado, esparadrapo ou fita isolante.

10) TAPANELA: Nadar crawl batendo as mãos fortemente na entrada da mão na água.

Nenhum comentário: