segunda-feira, 23 de junho de 2008

O QUANTO A TÉCNICA É IMPORTANTE EM NATAÇÃO




Este artigo foi publicado no site www.bestswimming.com.br e traz a opinião do treinador americano Dave Marsh, Head Coach das equipes Masculina e Feminina da Universidade de Auburn, Campeão Nacional do NCAA 1a Divisão de 2003. Entrevista publicada na Revista Swimming Technique edição de Julho/Setembro de 2003.
Segundo Marsh, na perspectiva competitiva, a técnica é o fator mais importante a ser trabalhado, principalmente nas categorias inferiores, e se demora de 4 a 5 anos para se configurar a técnica, as saídas e viradas.
Em seus treinamentos, a técnica é trabalhada de duas formas diferentes. No início da temporada, faz-se filmagens sub-aquáticas de cada nadador analisando os movimentos. Os nadadores recebem estes vídeos e mais os vídeos das competições em que atua. No começo da temporada, Marsh trabalha uma semana para cada estilo com educativos mais simples. Durante a temporada, passam a trabalhar mais eficiência técnica e cerca de dois dias ou menos para cada estilo.
Um dos testes que ele usa para saber se a técnica está melhorando é fazer um tiro de 800 metros em piscina de 50, contando o numero de ciclos de braçada. A idéia é nadar mais rápido com um menor numero de ciclos. Se alguém diminui o tempo e aumenta o numero de ciclos, não é considerado uma melhora.
Em sua entrevista Marsh diz que é considerado um técnico que preza muito a melhoria técnica e que, se tiver que optar entre melhorar o tempo ou a técnica de um atleta, escolherá a segunda opção.

QUEM É DAVE MARSH???
48 anos de idade, natural de Miami, Florida, Dave Marsh, fez história em 2003 ao conquistar os títulos masculino e feminino da 1a Divisão do NCAA. É inegável o valor deste treinador que assumiu o comando da equipe na temporada de 1990 quando o time masculino ficou em 20o e o feminino em 30o. Entre os nadadores que já passaram por Dave Marsh estão Bill Pilczuik (1o homem a derrotar Alex Popov), Maggie Bowen, e a sensação do Pan de Santo Domingo George Bovell de Trinidad & Tobago.
Conheça mais sobre Dave Marsh neste link:
http://auburntigers.cstv.com/sports/c-swim/mtt/marsh_david00.html

Nenhum comentário: