segunda-feira, 10 de maio de 2010

AUTO-DISCIPLINA...


Tenho escrito sobre coisa, que aparentemente não tem nada a ver com natação, porém este blog tem como objetivo atingir profissionais de natação e, portanto, assuntos que nos ajudem a ser professores melhores ou pessoas melhores, também tem seu espaço neste blog.

Recebi esta mensagem por e-mail e achei interessante, por isso, compartilho.



Os elementos necessários para desenvolver a auto-disciplina são: motivação, objetivos, auto-controle e persistência. Ter disciplina não é um dom. É algo que se aprende e aprimora.

Como é o processo para o auto disciplinamento?


1-Acabe com as desculpas.
Cada vez que você atribui seus problemas a outrem, você abre mão de seu único poder: o poder sobre você mesmo. Pense em como VOCÊ irá evoluir e crescer.


2-Comece devagar.
Estabeleça metas modestas. Quando estiver bem treinado exija mais de si mesmo. Mirar alto é bom e é necessário. Mas, o sucesso é a soma de pequenos passos.


3-Não há exceções.
Quando começamos a fazer exceções, elas se tornam a nova regra e os seus objetivos começam a ser desvirtuados. Por isso é preciso começar aos poucos, com coisas que você seja efetivamente capaz de fazer.


4-Não se considere um mártir.
O fato de você ter optado por ser uma pessoa disciplinada - e portanto vencedora - não significa que, a partir de agora, você irá exigir que todos ao seu redor vivam pelos seus novos parâmetros. Também não significa que você irá cumprir as tarefas como se fossem uma cruz que carrega.

Afinal, se você mantiver os olhos no horizonte, verá sempre a meta que tem à frente. E a disciplina diária será apenas um hábito que incorporou, para chegar a essa meta.

Portanto, faça um favor a si e aos que vivem com você :
FAÇA DA ALEGRIA UMA NOVA DISCIPLINA!

Adaptação do artigo da psicóloga Kátia Cristina Horpaczky

Nenhum comentário: