terça-feira, 18 de maio de 2010

PROFESSOR NA ÁGUA...É TUDO DE BOM!


Hoje entrei na água com meus alunos. Não é sempre que faço isso, já que trabalho com os alunos que já sabem nadar um pouco, então quando isso acontece, parece que a aula rende mais. Não são só as crianças que gostam disso, os adultos também adoram. Eles gostam de ver o professor ao lado deles, falando mais perto, encostando, corrigindo e...demonstrando. Claro que o professor tem que saber o que está fazendo, porque se é para mostrar errado, é melhor dar uma desculpa e mudar de assunto!
Portanto, entrar na água em aulas que os alunos já saibam nadar também é uma estratégia de motivação! Fui específico em falar em aulas que os alunos saibam nadar, porque em aulas de iniciação, no meu modo de ver, professor na água é obrigação, fundamental, não tem o que discutir!
Voltando ao assunto, nossa presença dentro da piscina alegra mais o ambiente, diminui muito a distância que separa o professor do aluno, o que sabe, do que não sabe. Torna a aula mais próxima, íntima até (cuidado com isso!) e o ambiente mais agradável, mas como tudo o que é demais enjoa, faça desta estratégia uma coisa esporádica, para ocasiões especiais ou, melhor ainda, para os dias em que seus alunos NÃO ESTEJAM ESPERANDO, os resultados serão muito bons!
Até mais.

Nenhum comentário: