sexta-feira, 14 de maio de 2010

CALDEIRÃO DE CHOCOLATE...braçada de peito


Venho pensando muito em como falar aos meus atletas sobre técnica de nado e como eles devem fazer para corrigir os erros. Sabemos que as pessoas aprendem, basicamente de 3 maneiras: ouvindo, vendo ou sentindo.
Quanto mais eu penso nisso, mais eu lembro de um grande professor e técnico de natação, Prof. Fabio Massaini, que certa vez me ensinou algumas técnicas para ensinar às crianças alguns estilos. Uma delas foi para ensinar a braçada de peito. Certo que funciona mais com crianças do que com adolescentes ou adultos, mas sempre é bom tentar.
A técnica do caldeirão de chocolate.
Certa vez, com dificuldades para ensinar a braçada de peito, meu amigo Binho (Prof. Fabio Massaini) me mostrou como falar com as crianças sobre a braçada de peito: A braçada é como comer chocolate de um caldeirão. Você raspa as bordas do caldeirão com as mãos, come o chocolate e depois vai buscar mais chocolate. Simples e direto: a criança faz um grande círculo com os braços e as mãos (raspando as bordas do caldeirão), faz a finalização da braçada em baixo do queixo (come o chocolate) e leva os braços à frente para a nova pegada (vai buscar mais chocolate). Genial!
Eu adoro esta técnica e ainda hoje utilizo nas minhas aulas. Experimentem, pelo menos é divertido!
Alguém mais teria exemplos assim para dividir com a gente?
Até mais.

Um comentário:

A. disse...

Oi...
quando era criança, aprendi com uma professora de natação do SESC que, pra fazer a braçada, era só imaginarmos que a gente estaria retirando um revolverzinho da cintura... rs
nem sei se a tecnica atual é assim, mas na epoca que eu era criança, isso ajudou muito.