sexta-feira, 20 de maio de 2011

DETALHES...


Hoje respondi a um comentário sobre o nado do Michael Phelps (para ver a postagem e os comentários, clique aqui).
Nós, professores e técnicos temos uma visão geral dos nados e passamos isto para os nossos alunos, porém cada um é único e, portanto alguns nadam melhor de um jeito do que de outro. Cabe a nós achar qual a melhor forma de cada aluno/atleta executar os movimentos.
Tenho, este ano, 23 atletas Infantis (13 e 14 anos), alguns nadam o crawl com o braço estendido, outros com o braço flexionado, alguns atletas fazem a parte principal da braçada mais à frente, para outros estimulo a finalização mais potente, alguns fazem a respiração 2x1, outros 3x1, combinado ou 4x1. Tenho atletas que fazem um submerso mais longo após a virada, outros mais curto; e olha que eu só estou falando de alguns detalhes do estilo crawl!
No caso do Phelps, o detalhe que o leitor do blog, que assinou como "Anônimo", descreve pode ser de caso pensado para melhorar sua performance, ou pode ser um erro mesmo que está sendo trabalhado, afinal mesmo sendo Phelps, ele não é perfeito. Se é pensado ou erro, somente o tempo irá dizer.
Até mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá professor! Comentei o vídeo justamente pq estou passando por essa questão do "certo ou errado" na academia. Meu novo professor está mudando meu estilo pois disse que minha braçada está ERRADA, baseado em bibliografias de mil novecentos e bolinha. Vejo boas intenções na correção e sempre estou aberto a todo tipo de discussão pra melhorar, mas existem detalhes que eu julgo irrelevantes no nado. O ângulo de entrada da mão na água por exemplo: algumas bibliografias dizem 30°, outras 45º, meu professor diz 90° e o Phelps entra com 0° como pode-se ver no vídeo. Mas é sempre bom que essas discussões ocorram pois elas fazem parte da evolução. Abraço. Fabricio