segunda-feira, 23 de maio de 2011

DISCUSSÃO... ISSO É BEM LEGAL!


Desde a postagem do vídeo do Phelps, venho trocando e-mails com o Fabrício (já coloquei uma postagem anterior sobre o tema e as dúvidas).
Achei super-legal, pois uma das minhas intenções com o blog era justamente promover discussões, então estou colocando mais uma mensagem do Fabrício e embaixo, minha resposta. Quem quiser, por favor pode e deve participar da discussão.

Olá professor! Comentei o vídeo justamente pq estou passando por essa questão do "certo ou errado" na academia. Meu novo professor está mudando meu estilo pois disse que minha braçada está ERRADA, baseado em bibliografias de mil novecentos e bolinha. Vejo boas intenções na correção e sempre estou aberto a todo tipo de discussão pra melhorar, mas existem detalhes que eu julgo irrelevantes no nado. O ângulo de entrada da mão na água por exemplo: algumas bibliografias dizem 30°, outras 45º, meu professor diz 90° e o Phelps entra com 0° como pode-se ver no vídeo. Mas é sempre bom que essas discussões ocorram pois elas fazem parte da evolução. Abraço. Fabricio

Olá Fabrício.
Na natação, seja em treinamento ou aprendizado, tomo muito cuidado com as noções de CERTO e ERRADO. Acredito que nenhum trabalho está totalmente certo, muito menos totalmente errado. Podemos chegar ao mesmo objetivo por vários caminhos diferentes. Aliado a este conceito, tem também a idéia de OBJETIVO.
A princípio, pode parecer pouco relevante o ângulo de entrada da mão na água, porém este ângulo tem influência direta na braçada com um todo. Ao tentar fazer com que você coloque a mão em determinado ângulo, seu professor, na verdade está tentando corrigir a braçada com um todo.
Outra hipótese seria, que você já nada tão bem (tecnicamente falando), que o seu professor foi um passo além, e começou a corrigir detalhes bem pequenos que certamente influenciarão sua performance ou a qualidade do seu nado. Nas duas situações seria legal perguntar a ele qual a real intenção.
O que não podemos perder de vista é que nem tudo o que é bom para o Michael Phelps é bom para as outras pessoas, se fosse assim, seria só copiar o treino dele e teríamos vários Phelps pelo mundo. Por isso, o professor é tão importante. É ele quem conhece você melhor e saberá que técnica de nado ou quais ajustes serão melhores para VOCÊ. Acho extremamente positivo seu interesse em técnica de nado e na discussão, isso só fará com que seu professor seja estimulado a melhorar ainda mais o seu nado.

Quer participar da discussão? Escreva um comentário, afinal não sou nem de longe o dono da verdade!
Até mais.

Nenhum comentário: