quarta-feira, 4 de maio de 2011

NOSSOS PROBLEMAS ACABARAM...


Estava procurando algum assunto para colocar no blog e resolvi digitar na busca do Google a seguinte frase: COMO APRENDER A NADAR.

É impressionante a quantidade de sites, blogs e imagens que aparecem. Então resolvi colocar estas "dicas" para os que querem aprender a nadar. O primeiro parágrafo é o melhor!

Professores, não se preocupem, é só ler as dicas e pronto. Estudar prá quê?


Para aprender a nadar você precisa de uma piscina ou tanque de profundidade média, altura do umbigo, alguém para supervisionar se você se perder e começar a se afogar no raso.

Todo exercício começa pelo aquecimento, você deve ativar a sua circulação do sangue e respiração para que os músculos sejam bem alimentados durante os esforços.

Logo após o aquecimento vem o Alongamento, e você deve esticar-se até o limite suportável e segurar por uns 3 a 5 segundos, depois relaxando novamente...há diversos tipos de alongamentos assim como várias formas de aquecimento possíveis, vou pular esta parte indo diretamente à tecnica do nado simples, lembrando que para que seu exercício não se torne pesado, nem forçado, você deve repetir essa parte introdutória após o exercício, o aquecimento e o alongamento iniciam e terminam os treinos.

Finalmente entre na água e fique de frente para uma borda onde você possa segurar enquanto estica o tronco e começa a bater os pés, com o movimento de trocar as pernas, lembrando de não dobrar a cintura e nem os joelhos, treinando esta parte até ficar confortável, de maneira a você erguer a cabeça para puxar o ar e depois baixar para ir soltando devagar e sem pressa o fôlego.

Na última parte você deve sair da borda e olhar ainda no raso para onde for nadar, esticar o braço e sair 'mergulhando' impulsionado pelo movimento de pernas, e verifique que para onde apontar as mãos para lá irá o corpo.

Finalmente, direcione as mãos para cima, quando atingir você deve trazer uma das mãos para o peito empurrando a água para ganhar impulso, enquanto a outra 'aponta' o caminho, para trocar vc ergue a mão que está na altura do peito lateralmente e estica na direção do nado, assim a cada 2 vezes que você traz a mão esquerda por exemplo você acompanha com a boca e retoma o fôlego, para ir soltando ele nos 3 movimentos posteriores até repetir a respiração.

Após haver nadado pela horizontal, para parar na vertical, em pé, você precisa apenas controlar a respiração para não esvaziar o pulmão rapidamente e manter o jogo de pernas numa velocidade adequada, enquanto empurra a água com as mãos e as ergue ao peito em movimentos com a mão lateral, evitando atrito no retorno das mãos.

Em resumo: não dobrar a cintura e nem os joelhos exceto que isso sirva de manobra, manter o movimento das pernas, encher o pulmão rápido e esvaziar devagar, utilizar as mãos para empurrar a água na direção desejada e de forma a cortar a água na hora de retomar o movimento.

Um comentário:

Pedro Baldo Fernandes disse...

Como diria o Milton Leite

"Que beleza"

Só faltou o ... Se você quer perder gordura nade em rio, pois virando você muda o movimento e sai do exercício aeróbio, e ai tem que nadar + que 20minutos em Rio, pois só nadando mais que isso é que queimamos gordura ...

E acreditar que já ouvi isso na faculdade.