segunda-feira, 16 de maio de 2011

Excelente vídeo de Michael Phelps...

Excelente vídeo com Michael Phelps. Veja os detalhes da técnica de nado:
- entrada na água, posição de stream line (reparem no dedão da mão esquerda segurando a mão direita para firmar o movimento)
- ondulação submersa com a cabeça encaixada entre os braços
- alongamento da braçada com a puxada com o cotovelo alto
- rotação do quadril para aumentar o tamanho da braçada
- batimento de pernas forte
- mãos relaxadas na fase aérea e firmes na fase aquática
- a comparação da virada entre Phelps e Vanderkaay também é espetacular, mostrando a importância do nado submerso na virada e o ganho que ele representa para a prova.

Certamente um vídeo muito legal!

2 comentários:

Anônimo disse...

Repare que o braço direito começa a puxada antes do esquerdo. Será que isso é para reduzir o tempo respirando? Pq dessa forma ele fica mais tempo na posição com a cabeça dentro d'água do que o tempo com a cabeça pra fora. Torna o estilo meio "manco" mas deve ser mais eficiente... É isso mesmo?

Fabricio

Prof. Rogerio Mixirica Nocentini disse...

Bom dia Anônimo.
O que você escreveu é um detalhe bem legal e uma pergunta interessante. O que posso te dizer é que só ele e o técnico dele podem responder. Apesar de ser o Michael Phelps, devemos lembrar que ele não é perfeito. Isto pode ser uma estratégia que serve muito bem para ele ou pode ser um defeito mesmo. Como técnico eu diria que o nado deve ser o mais equilibrado possível, mas detalhes são desenvolvidos para cada nadador a fim de que ele nade o melhor possível. Pode ser que para o Phelps este tipo de braçada seja muito boa, ou pode ser que seja realmente um defeito em que eles estejam trabalhando para melhorar. É uma coisa que devemos prestar atenção durante o tempo que virá e ver qual das duas hipóteses é a real.
Abraços.
Prof. Rogerio Nocentini