terça-feira, 11 de outubro de 2011

RIGIDEZ X NATAÇÃO


Água é fluidez, calmaria, tranquilidade. Não é a imagem que temos dela? Então será que uma pessoa extremamente rígida e tensa consegue nadar? Certamente que sim, mas com certeza que com uma qualidade e prazer bem menor do que uma pessoa que consegue relaxar no meio líquido.
Hoje dei aula para um aluno extremamente rígido, que está fazendo aula há 3 meses e não evoluiu nada.
Falei várias vezes aqui de objetivos. Hoje, este aluno não fez nada mais do que ficar dando impulso no chão, batendo perna de crawl e tentando relaxar na água. O objetivo era fazer cada vez mais devagar e "mole". O final da aula, foi com espaguetes pelo corpo e passeando na piscina, também com o mesmo objetivo. 
O que vocês acham que ele achou da aula? Adorou. Tanto que vai mudar de horário.
Porque ele entendeu e o professor sacou que não adianta ficar fazendo exercícios programados sem que ele consiga relaxar na água. É importante primeiro interagir com o ambiente. Ninguém pode correr sem aprender a andar primeiro e, antes ainda, ficar em pé.
Meu conselho: Entendam seu aluno, busquem conhecê-lo e solucionar seus problemas, não apenas dar exercícios mecanizados de tanto tempo. Todos somos diferentes, todos temos necessidades especiais e todos gostamos de atenção. Talvez isto tenha faltado ao aluno - atenção.
Hoje ele viu que alguém reconheceu e se importou com seu problema, e mais, tentou solucioná-los.
Não seja um repetidor, seja um PROFESSOR!
Até mais.

Nenhum comentário: