quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

2019 VEM AÍ. PLANEJAMENTO.

Olá pessoal, depois de algum tempo, volto a escrever no blog TÉCNICA DE NADO.
Para este ano, resolvi colocar no blog meu diário de trabalho, como monto meus treinos, como planejo o treinamento e como é o dia a dia dos atletas que treinam comigo. Mais do que falar sobre natação, mostrar o que eu faço, mostrar o que acredito.
Mas não tenho como começar a falar dos meus treinos, sem falar sobre planejamento. Abaixo há uma imagem sobre o planejamento feito para o João Pedro Drumond Olívia - atleta paralímpico que busca o índice para o Campeonato Mundial de ParaNatação. 
Temos que fazer o tempo até o Open Caixa de Natação, que será disputado em São Paulo, entre os dias 23 e 28 de Abril.
A imagem está muito pequena, pois quis colocar todo o planejamento até Abril numa só imagem.


ENTENDO O PLANEJAMENTO

Há 5 anos, comecei a mudar minha forma de planejar e executar o treinamento. Antes dividia a temporada em BASE - ESPECÍFICO e POLIMENTO.
Resolvi misturar os mesociclos de forma que:
(1) O treino fosse mais motivante;
(2) O atleta competisse sempre em alto nível.
Desta forma, depois de alguma evolução, o que temos é o seguinte:
SEMANA AMARELA -  Treino considerado "base" com muita técnica de nado, séries mais aeróbicas e intervalo curto.
SEMANA LARANJA - Semana de FORÇA, com muito uso de pára-quedas, nadadeira, séries que tem como principal objetivo, trabalhar e aumentar a força do atleta.
SEMANA VERMELHA - Semana de POTÊNCIA, com tiros muito fortes, séries de velocidade, altíssima intensidade e intervalos longos, além de séries e nados com baixa intensidade e extrema atenção à técnica de nado. Gosto que esta semana termine com uma competição preparatória (regional).
SEMANA VERDE - Semana de POLIMENTO. Queda no volume, aumento nos trabalhos de velocidade e preparação para competição. Utilizada somente na semana ou semanas que antecedem as competições principais.
DIAS AZUIS - Dias de competição. Hoje nenhum atleta meu compete cansado. A idéia é que o atleta esteja muito próximo da sua melhor condição para competir. Melhorar os tempos ou fazer marcas muito próximas aos melhores tempos.
Vou terminar por aqui hoje para a postagem não ficar longa demais.
Continuamos...

www.instagram.com/coach.mixirica
https://www.facebook.com/coachmixirica/


Nenhum comentário: