Blog voltado para professores e estudantes de educação física e a todos os amantes da natação que se interessam em técnica de nado, aperfeiçoamento de estilos e motivação e diferenciação em aulas de natação.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
MERECIDAS FÉRIAS
Bem, meus caros amigos, como nós tomos sabemos e sentimos, necessitamos de férias de tempos em tempos e finalmente as minhas chegaram, portanto, para a minha felicidade, onde passarei meus tão merecidos dias de folga, a internet não existe, não pega, ninguém nunca ouviu falar, então, por 15 sagrados dias, este blog permanecerá como hoje está.
Claro que vocês podem visitá-lo para rever matérias, colocar opiniões, comentários, idéias ou qualquer coisa que achem que possam melhorar no blog.
Enquanto isso, estarei recarregando minhas baterias para voltar com força total no dia 15 de julho.
Um grande abraço a todos, obrigado aos amigos que acesaram, que elogiaram, comentaram e criticaram este professor e este blog. Daqui a 15 dias estarei de volta com mais informações, idéias e outras loucuras.
Boas férias a todos, afinal, NÓS MERECEMOS MUITO!
segunda-feira, 23 de junho de 2008
O QUANTO A TÉCNICA É IMPORTANTE EM NATAÇÃO
Este artigo foi publicado no site www.bestswimming.com.br e traz a opinião do treinador americano Dave Marsh, Head Coach das equipes Masculina e Feminina da Universidade de Auburn, Campeão Nacional do NCAA 1a Divisão de 2003. Entrevista publicada na Revista Swimming Technique edição de Julho/Setembro de 2003.
Segundo Marsh, na perspectiva competitiva, a técnica é o fator mais importante a ser trabalhado, principalmente nas categorias inferiores, e se demora de 4 a 5 anos para se configurar a técnica, as saídas e viradas.
Em seus treinamentos, a técnica é trabalhada de duas formas diferentes. No início da temporada, faz-se filmagens sub-aquáticas de cada nadador analisando os movimentos. Os nadadores recebem estes vídeos e mais os vídeos das competições em que atua. No começo da temporada, Marsh trabalha uma semana para cada estilo com educativos mais simples. Durante a temporada, passam a trabalhar mais eficiência técnica e cerca de dois dias ou menos para cada estilo.
Um dos testes que ele usa para saber se a técnica está melhorando é fazer um tiro de 800 metros em piscina de 50, contando o numero de ciclos de braçada. A idéia é nadar mais rápido com um menor numero de ciclos. Se alguém diminui o tempo e aumenta o numero de ciclos, não é considerado uma melhora.
Em sua entrevista Marsh diz que é considerado um técnico que preza muito a melhoria técnica e que, se tiver que optar entre melhorar o tempo ou a técnica de um atleta, escolherá a segunda opção.
QUEM É DAVE MARSH???
48 anos de idade, natural de Miami, Florida, Dave Marsh, fez história em 2003 ao conquistar os títulos masculino e feminino da 1a Divisão do NCAA. É inegável o valor deste treinador que assumiu o comando da equipe na temporada de 1990 quando o time masculino ficou em 20o e o feminino em 30o. Entre os nadadores que já passaram por Dave Marsh estão Bill Pilczuik (1o homem a derrotar Alex Popov), Maggie Bowen, e a sensação do Pan de Santo Domingo George Bovell de Trinidad & Tobago.
Conheça mais sobre Dave Marsh neste link:
http://auburntigers.cstv.com/sports/c-swim/mtt/marsh_david00.html
sexta-feira, 20 de junho de 2008
MAIS ATIVIDADES CRIATIVAS
Se vocês aplicaram e gostaram das atividades diferentes que coloquei aqui, com certeza vão se divertir e entreter mais seus alunos com a terceira parte das atividades propostas pelo Prof. Mauricio de Oliveira. Aproveitem, afinal todos nós temos um pouco de palhaços!
20) ZONZEIRA: Fazer o maior número de cambalhotas dentro d’água (para frente ou para atrás), sem tirar a cabeça para respirar.
CONFUSÃO GERAL: Num espaço delimitado da piscina, nadar sem nenhuma direção definida (com um grupo grande). Variação: um grupo nada na largura e o outro no comprimento da piscina; um grupo nada em circulo pela direita e o outro para a esquerda.
SALADA DE NADOS: Fazer 3 à 5 braçadas de cada nado (obs.: realizar a virada com o nado que chegar na borda.)
TÔ SURDO: 2 à 2. Submergir de costas para o companheiro e gritar o nome de uma fruta (o colega tentará ouvir). Trocar assim que conseguir identificá-la.
FALAÇÃO: Nadar crawl e a cada 5 respirações gritar um número – até chegar ao 30, 50, 100, etc. Variação – nome de mulher com a letra A, S, etc.
ARRASTÃO: Todos os alunos ficam lado à lado (bem próximos) e atravessam a piscina juntos.... na mesma velocidade e tempo de braçada.
MÍMICA: 2 à 2. Imitar um animal, música, filme, pessoa, os colegas tentarão adivinhar qual é o animal imitado.... Obs. é logico que é debaixo d' água né!!!
CAÇA AO TESOURO 1: Jogar moedas de 1 centavo na piscina para os alunos pegarem (sem a utilização de óculos). Variação: determinar o valor à ser pego, cara ou coroa, etc.
MARCHA-À-RÉ: Nadar crawl / borboleta / peito / costas/ cachorrinho de marcha à ré (para atrás).
CAÇA AO TESOURO 2: 2 à 2. Segurando por uma das mãos. Jogar bolas de gude na piscina para as duplas pegarem (sem a utilização de óculos).
NADO SINCRO-DE-LADO: 2 à 2. Nadar crawl lado à lado, respirando e girando o corpo de lado para o colega – tocando as mãos na fase aérea da braçada.
Marcadores:
diversao,
tecnica diferente,
variação,
variados
quarta-feira, 18 de junho de 2008
ENQUETE
Amigos, agora temos uma enquete no nosso blog. Claro que não é nada científico, mas também não custa nada responder. Vamos ver quão importante para nós é este tal de educativo?
EDUCATIVO É REALMENTE IMPORTANTE?
Há cinco anos, não achava que educativos ou corretivos realmente fariam alguém melhorar a técnica. Meus treinamentos tinham uma metragem irrisória de educativos. Então percebi que os educativos são fundamentais nos treinamentos e aulas, mas não executados de qualquer maneira e aí é que está a diferença. Abaixo coloco um artigo do Coach Alex Pussieldi que mostra COMO executar os educativos e, aí sim, melhorar a técnica de nado dos seus alunos ou atletas. Vale a pena ler!
OS DEZ MANDAMENTOS DOS EDUCATIVOS
Este texto foi extraído do "blog do coach" do excelente site www.bestswimming.com.br. Vale a pena dar uma olhada.
Alex Pussieldi
01 - Fazer educativos todos os dias durante toda a temporada.
02 - Realizar educativos no início do treino para melhorar a técnica do seu nado.
03 - Realizar educativos ao final do treino para assegurar uma boa técnica no final de prova.
04 - Educativos são exercícios para melhorar a sua técnica, não foram feitos para relaxar e fazer com displicência.
05 - Desenvolva seus próprios educativos com base nas deficiências dos seus nadadores.
06 -
Varie educativos para trabalhar diferentes partes da técnica dos nados.
07 - Ao realizar um educativo novo, inicie sempre com movimentos lentos para assimilar a correta execução.
08 - Exercícios corretos produzem melhores efeitos.
09 - Exercícios incorretos não melhoram a sua técnica e ainda causam lesões.
10 - Educativo é a melhor forma de corrigir a sua técnica e a mais fácil de melhorar seus tempos.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
ATIVIDADES PARA PERNA DE COSTAS
Vamos fazer um exercício de criatividade e colocar algumas atividades para serem feitas em aulas com pernada de costas:
- pernada soldado - com os braços estendidos ao lado do corpo
- pernada com os braços estendidos para trás
- pernada com os braços estendidos na altura do ombro (crucifixo)
- pernada anjo - com os braços estendidos, abrindo e fechando na superfície da água
- ave césar - um braço ao lado do corpo e outro estendido na direção do teto em 90º(para força de perna)
- ave césar duplo - os dois braços estendidos na direção do teto em ângulo de 90º(para força de perna)
- pernada equilibrando um copinho de água na testa (para posição da cabeça) - ao invés do copinho pode ser, oclinhos, flutuador, garrafa, peso, qualquer coisa - eu gosto do copinho porque ele cai na água caso a posição da cabeça não esteja correta.
- perna lateral direita
- perna lateral esquerda
- perna vertical com diferentes posições de braços
- perna de costas, arremessando e recupernado um objeto para cima (pode ser bola, flutuador, óculos, qualquer coisa)
- perna de costas - quando o professor assoviar, fazer cambalhota e voltar para a borda
- ídem ao anterior, só que fazendo rolamento lateral e continuando na mesma direção
- perna de costas com rolamento de quadril ( para fazer o rolamento do corpo)
- cabo-de-guerra - competição aonde um aluno empurra o outro com a força das pernas até a borda.
- pernada com uma perna só - trocando depois
- pernada de costas levando coisas na barriga - bola, flutuador, peso, etc...
- pernada de costas - quando for a 3ª, 5ª ou 7º pernada, executar mais forte o chute.
- pernada de costas com a prancha sobre o joelho, o mesmo não pode encostar na prancha, porém a ponta do pé deve sair da agua.
- pernada de costas churrasco - girando como espeto de churrasco.
Agora convido a todos para aumentarmos esta lista. Faça no comentário ou envie e-mail para www.rogerionocentini@gmail.com
Abraços, até a próxima.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
PERNADA DO NADO COSTAS
A pernada do nado costas é muito semelhante à do nado crawl. Consiste na alternância de impulsos diagonais das pernas denominados pernadas para cima e para baixo. Provavelmente a pernada para baixo é propulsiva; a pernada para cima, não (Maglisho, 1999).
A pernada para cima é uma extensão "em chicotada" da perna que começa com a flexão do quadril, seguida pela estensão do joelho e terminando com a flexão parcial do pé (os dedos do pé dão pernadas para cima até a superfície).
A pernada para cima começa quando o pé passa abaixo das nádegas. Nesse ponto o quadril flexiona-se para começar o movimento da coxa para cima. Nesse meio tempo, a parte inferior da perna e o pé estão relaxados, de modo que a água, ao pressionar de cima para baixo, empurre a perna para uma posição flexionada no joelho.
A coxa continua a mover-se para cima até que passe acima dos quadris e depois disso a perna estende-se rapidamente, movimentando-se diagonalmente para cima na direção da superfície, até que esteja completamente estendida, logo abaixo da superfície da água. O pé está flexionado bem no finalzinho da pernada para cima para aumentar um pouco mais a propulsão adicional. Se a pernada para cima é executada de forma adequada, os dedos do pé devem irromper a superfície da água.
A pernada para baixo é uma ação similar a um repique, que começa quando a pernada para cima precedente está perto de terminar.
A força para cima exercida com a perte inferior da perna faz com que a coxa da mesma perna comece a movimentar-se diagonalmente para baixo, enquanto a parte inferior da perna e o pé estão se deslocando na direção da superfície. Assim que a pernada superior executada previamente tenha se completado, uma pequena extensão do quadril mantém a perna movimentando-se para baixo durante o transcurso da pernada para baixo. A pernada desloca-se para baixo até que tenha alcançado um plano abaixo da linha do corpo, e nesse ponto começa a próxima pernada para cima.
Abaixo, com a ajuda da nossa caveirinha, podemos ver a movimentação das pernas durante o nado e os músculos envolvidos no processo.Para saber mais: Nadando Ainda Mais Rápido - Ernest W. Maglisho - Ed. Manole
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Professores.
Mais algumas dicas do Professor Mauricio de Oliveira para sair da "mesmice" nas aulas de natação. Em outra postagem, tinha colocado 10 atividades. Aí vão mais 10. Divirtam-se e, principalmente, divirtam seus alunos.
11) SEM FOLEGO 1: Atravessar a piscina na lateral (= ou - 8 ou 12 mts) nadando crawl em apnéia (sem respirar), e contando regressivamente nas bordas 10 respirações, 9,8,7,6,5,..... até chegar em 1 respiração.... tb dá pra fazer o contrário: 1,2,3,4,5,.... respirações.
12) SEM FOLEGO 2: Nadar na ida submerso e na volta crawl, 5 x até o seu limite máximo. Obs. Assim que emergir do submerso, voltar nadando lentamente até a borda e fazer novamente (5x seguidas).... haja pulmão!!!!
13) SUB-MEDLEY: Nadar 50 medley com cada nado submerso (obs.: nadar exatamente igual à superfície – só que submerso).
14) MATEMÁTICA D’ÁGUA 1: Contar o número de azulejos da lateral, comprimento, faixa, linha, etc., da piscina.... nadando!!!
15) MATEMÁTICA D’ÁGUA 2: Contar o número de braçadas, e/ou pernadas dos 4 nados, em determinada distância. Ex. 50 mts...
observar as diferenças e discutir.
16) LAVAGEM CEREBRAL: Nadar a maior distancia possível de costas, submerso e puxando a raia por baixo.... pode-se estabelecer o record masculino e feminino da piscina.... é bem legal!!!
17) NADO PARAFUSO: Um braço nada crawl e o outro nada costas, girando o corpo no eixo longitudinal..... fazer na forma de tiro (25 ou 50 mts)... quem fizer a menor diferença para sua melhor marca pessoal para a diostancia é o vencedor.
18) SAÍDA ESPIRAL: Dar o impulso na borda, girar o corpo 3, 2 ou 1 só vez no eixo longitudinal, só com batimento de pernas, antes de começar à nadar crawl ou costas.... importante para manter a linha de nado!!! rsrsrsr tem gente que sai na raia do lado !!!!
19) CONTRA-FLUXO: 2 à 2. Segurando o parceiro pelas mãos, levar o colega por 10 mts. de marcha à ré, somente com batimento de pernas, soltar e deixá-lo nadar de volta.
20) ZONZEIRA: Fazer o maio número de cambalhotas dentro d’água (para frente ou para atrás), sem tirar a cabeça para respirar.
12) SEM FOLEGO 2: Nadar na ida submerso e na volta crawl, 5 x até o seu limite máximo. Obs. Assim que emergir do submerso, voltar nadando lentamente até a borda e fazer novamente (5x seguidas).... haja pulmão!!!!
13) SUB-MEDLEY: Nadar 50 medley com cada nado submerso (obs.: nadar exatamente igual à superfície – só que submerso).
14) MATEMÁTICA D’ÁGUA 1: Contar o número de azulejos da lateral, comprimento, faixa, linha, etc., da piscina.... nadando!!!
15) MATEMÁTICA D’ÁGUA 2: Contar o número de braçadas, e/ou pernadas dos 4 nados, em determinada distância. Ex. 50 mts...
observar as diferenças e discutir.
16) LAVAGEM CEREBRAL: Nadar a maior distancia possível de costas, submerso e puxando a raia por baixo.... pode-se estabelecer o record masculino e feminino da piscina.... é bem legal!!!
17) NADO PARAFUSO: Um braço nada crawl e o outro nada costas, girando o corpo no eixo longitudinal..... fazer na forma de tiro (25 ou 50 mts)... quem fizer a menor diferença para sua melhor marca pessoal para a diostancia é o vencedor.
18) SAÍDA ESPIRAL: Dar o impulso na borda, girar o corpo 3, 2 ou 1 só vez no eixo longitudinal, só com batimento de pernas, antes de começar à nadar crawl ou costas.... importante para manter a linha de nado!!! rsrsrsr tem gente que sai na raia do lado !!!!
19) CONTRA-FLUXO: 2 à 2. Segurando o parceiro pelas mãos, levar o colega por 10 mts. de marcha à ré, somente com batimento de pernas, soltar e deixá-lo nadar de volta.
20) ZONZEIRA: Fazer o maio número de cambalhotas dentro d’água (para frente ou para atrás), sem tirar a cabeça para respirar.
Colaboração: Prof. Mauricio de Oliveira - Coordenador Técnico do SERC São Caetano.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
EXERCÍCIOS PARA PERNADA DE CRAWL
- perna foguete - com os braços em posição de stream line
- perna soldado - com os braços ao lado do corpo, respirando uma vez para cada lado
- perna em posição de stream line - respira fazendo a braçada de crawl - vai e volta respirando do mesmo lado da piscina
- perna vertical com braços ao lado do corpo
- perna vertical segurando as orelhas
- perna vertical com os braços estendidos acima da cabeça
- perna vertical com a prancha equilibrada na cabeça
- perna vertical segurando pesos
- perna contra a parede segurando na borda
- perna contra a parede empurrando a borda e voltando a ela
- perna com nadadeira (frente, lateral, submersa, vertical...)
- perna com nadadeira submersa
- perna segurando objetos (prancha, flutuador, bexiga, bola, cintro de hidro, etc...)
- perna equilibrando a prancha na cabeça
- perna lateral
- perna com braçada de peito
- perna vertical com salto do fundo da piscina fazendo a pernada na subida e na descida
- perna barquinho - com os braços ao lado do corpo e a cabeça fora da água olhando para a frente
- ...
Agora, todos podem ajudar com mais exercícios, que eu coloco aqui no blog, que tal?
Boa aula a todos!
quinta-feira, 5 de junho de 2008
PERNADA DE CRAWL
Vamos começar os comentários técnicos com a pernada de crawl. Segundo J. E. Counsilman, o batimento das pernas no crawl tem uma função meramente estabilizadora mais do que propulsiva. Ainda que existam discrepâncias nesta afirmação, Counsilman demonstrou cientificamente esta teoria. Apesar da afirmação acima, o batimento de pernas no nado crawl é muito importante para a coordenação global do estilo já que contribui para manter uma boa posição hodrodinâmica e estabilizadora. A ação das pernas consiste em alternar diagonalmente o varrido das pernas. Ainda que as pernas em alguma medida se movam lateralmente durante sua trajetória, a direção principal que o faz é de cima para baixo. O movimento diagonal está ligado à rotação dos quadris, isto é, as pernas realizam o movimento ascendente e descendente misturado com um movimento para dentro e para fora. O movimento das pernas parte dos quadris. Na fase ascendente do batimento, a perna se dirige à superfície estendida, com os pés em extensão plantar. Uma vez que a planta do pé atinja a superfície, o joelho se flexiona e começa a fase descendente do batimento, com uma extensão enérgica das pernas para baixo mantendo os pés em extentensão plantar. No entanto, o movimento das pernas não é só ascendente e descendente, mas também em diagonal, o que auxilia na rotação do quadril e na estabilidade. Abaixo, a seqüência de imagens do batimento de pernas de crawl e a posição dos pés.
Abaixo, uma animação mostrando a seqüência do nado crawl.
Texto disponível on-line www.i-natacion.com/contenidos/tecnica/crol/pies.html
Tradução Leonardo Delgado
Texto original: J. Antonio Hernández
Abaixo, uma animação mostrando a seqüência do nado crawl.
Texto disponível on-line www.i-natacion.com/contenidos/tecnica/crol/pies.html
Tradução Leonardo Delgado
Texto original: J. Antonio Hernández
quarta-feira, 4 de junho de 2008
ATIVIDADES MOTIVANTES PARA AULAS DE NATAÇÃO - PARTE 1
Quando o professor de natação realiza o planejamento de suas aulas, geralmente sente a necessidade de incorporar nas sessões algum tipo de atividade diferente que estimule a motivação de seus alunos, num clima de superação e desafio pessoal.
AS atividades abaixo relacionadas foram encaminhadas pelo Prof. Mauricio de Oliveira, coordenador técnico do SERC STA MARIA, para que os professores possam compartilhar este segmento tão importante ao contexto da natação.
Aproveite e divirta-se!!
Colaboração - Prof. Mauricio de Oliveira
1) SUPER-COORDENAÇÃO: Nadar com o braço direito de borboleta, o braço esquerdo de costas, a pernada direita de peito e a perna esquerda de crawl.
2) ADIVINHAS: Trocar uma palavra e solicitar que os alunos adivinhem ao final da aula. Ex.: vaindoven = respiração bilateral nafariga = perna
islabatut = golfinhada vonstup = corretivo / educativo , etc.
3) KARAOKÊ: Nadando costas, cantar ou assoviar uma música, enquanto o restante da turma fica dançando.
4) PERNA-DE-FERRO: 2 à 2. Um de frente para o outro, segurando pelas mãos, empurrar o colega de marcha-a-ré, batendo perna.
5) EMPILHATUDO: Toda a equipe / turma deverá fazer uma torre, empilhando todo o material disponível na piscina, (levar o material de um lado para o outro - 1 de cada vez - estipular um prazo de 5 min.). Vence a torre + alta.
6) ZOO: Imitar um animal e/ou peixe nadando.
7) CAÇAÇÃO: 2 à 2. Um nadando e o outro tentando pegar o companheiro pelo pé. (quem foge deverá sair da água para escapar - ou submergir). Também poderá ser feito 2 à 2, só que atados com um cordão de roupão.
8) DESENHANDO O 8: 2 à 2. Um com as pernas afastadas, enquanto o companheiro deverá passar por entre as suas pernas desenhando o número 8.
9) BLACKOUT: Nadar com os óculos tampados com papel higiênico molhado, esparadrapo ou fita isolante.
10) TAPANELA: Nadar crawl batendo as mãos fortemente na entrada da mão na água.
AS atividades abaixo relacionadas foram encaminhadas pelo Prof. Mauricio de Oliveira, coordenador técnico do SERC STA MARIA, para que os professores possam compartilhar este segmento tão importante ao contexto da natação.
Aproveite e divirta-se!!
Colaboração - Prof. Mauricio de Oliveira
1) SUPER-COORDENAÇÃO: Nadar com o braço direito de borboleta, o braço esquerdo de costas, a pernada direita de peito e a perna esquerda de crawl.
2) ADIVINHAS: Trocar uma palavra e solicitar que os alunos adivinhem ao final da aula. Ex.: vaindoven = respiração bilateral nafariga = perna
islabatut = golfinhada vonstup = corretivo / educativo , etc.
3) KARAOKÊ: Nadando costas, cantar ou assoviar uma música, enquanto o restante da turma fica dançando.
4) PERNA-DE-FERRO: 2 à 2. Um de frente para o outro, segurando pelas mãos, empurrar o colega de marcha-a-ré, batendo perna.
5) EMPILHATUDO: Toda a equipe / turma deverá fazer uma torre, empilhando todo o material disponível na piscina, (levar o material de um lado para o outro - 1 de cada vez - estipular um prazo de 5 min.). Vence a torre + alta.
6) ZOO: Imitar um animal e/ou peixe nadando.
7) CAÇAÇÃO: 2 à 2. Um nadando e o outro tentando pegar o companheiro pelo pé. (quem foge deverá sair da água para escapar - ou submergir). Também poderá ser feito 2 à 2, só que atados com um cordão de roupão.
8) DESENHANDO O 8: 2 à 2. Um com as pernas afastadas, enquanto o companheiro deverá passar por entre as suas pernas desenhando o número 8.
9) BLACKOUT: Nadar com os óculos tampados com papel higiênico molhado, esparadrapo ou fita isolante.
10) TAPANELA: Nadar crawl batendo as mãos fortemente na entrada da mão na água.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Durante muito tempo, ouvi a discussão sobre qual a melhor forma de se ensinar a braçada de crawl: com o braço estendido ou flexionado. Depois de muito ensinar, cheguei à seguinte conclusão.
Eu prefiro ensinar com o braço reto e mais tarde, se for preciso, trabalhar a flexão do braço. Por que?
O braço reto no crawl faz com que a criança ou o adulto tenha uma braçada ampla, com a mão entrando e saindo da água na posição correta. Isto faz com que o nado seja equilibrado e esteticamente bonito desde a primeira vez que for nadado.
Com o tempo, alguns alunos podem mudar a posição para braço flexionado, porém, em alguns casos, o crawl com braço reto ainda é mais eficiente.
Alguns professores dizem que são “dois trabalhos”, ensinar a braçada estendida e depois flexionar o braço; que o melhor seria ensinar direto com o braço flexionado. Digo que ensinando com o braço estendido, será muito mais fácil, depois de algum tempo, conseguir um nado crawl com o braço flexionado eficiente e tecnicamente bonito, na verdade, mesmo tendo-se “dois trabalhos”, o professor consegue ganhar tempo e eficiência ensinando com o braço estendido e, depois flexionando-o.
Em termos de eficiência, os dois modos se equivalem. Para provar, abaixo estão dois vídeos recentes, onde dois atletas batem o recorde mundial dos 50 livres, sendo que Eamon Sullivan nada com o braço estendido e Allain Bernard, com o braço flexionado.
VANTAGENS DO BRAÇO DE CRAWL ESTENDIDO:
- grande amplitude da braçada
- braçada eficiente
- correta posição na entrada e saída da mão na água
- equilíbrio no nado
- facilidade e maior velocidade no aprendizado
- opção para flexionar mais tarde
- agradável aos olhos
VANTAGENS DO BRAÇO DE CRAWL FLEXIONADO
- descanso do antebraço na fase aérea
- facilidade no rolamento do corpo
Abaixo o vídeo do recorde mundial de Eamon Sullivan nos 50 livres (21"41) nadando com o braço estendido.
Abaixo, Alain Bernard, antigo recordista (21"50), nadando com o braço flexionado.
Eu prefiro ensinar com o braço reto e mais tarde, se for preciso, trabalhar a flexão do braço. Por que?
O braço reto no crawl faz com que a criança ou o adulto tenha uma braçada ampla, com a mão entrando e saindo da água na posição correta. Isto faz com que o nado seja equilibrado e esteticamente bonito desde a primeira vez que for nadado.
Com o tempo, alguns alunos podem mudar a posição para braço flexionado, porém, em alguns casos, o crawl com braço reto ainda é mais eficiente.
Alguns professores dizem que são “dois trabalhos”, ensinar a braçada estendida e depois flexionar o braço; que o melhor seria ensinar direto com o braço flexionado. Digo que ensinando com o braço estendido, será muito mais fácil, depois de algum tempo, conseguir um nado crawl com o braço flexionado eficiente e tecnicamente bonito, na verdade, mesmo tendo-se “dois trabalhos”, o professor consegue ganhar tempo e eficiência ensinando com o braço estendido e, depois flexionando-o.
Em termos de eficiência, os dois modos se equivalem. Para provar, abaixo estão dois vídeos recentes, onde dois atletas batem o recorde mundial dos 50 livres, sendo que Eamon Sullivan nada com o braço estendido e Allain Bernard, com o braço flexionado.
VANTAGENS DO BRAÇO DE CRAWL ESTENDIDO:
- grande amplitude da braçada
- braçada eficiente
- correta posição na entrada e saída da mão na água
- equilíbrio no nado
- facilidade e maior velocidade no aprendizado
- opção para flexionar mais tarde
- agradável aos olhos
VANTAGENS DO BRAÇO DE CRAWL FLEXIONADO
- descanso do antebraço na fase aérea
- facilidade no rolamento do corpo
Abaixo o vídeo do recorde mundial de Eamon Sullivan nos 50 livres (21"41) nadando com o braço estendido.
Abaixo, Alain Bernard, antigo recordista (21"50), nadando com o braço flexionado.
TÉCNICA DE NADO
Olá pessoal!
Mais um blog sobre natação foi criado, mas eu não vou atrás de resultados ou calendário de competições, vou falar somente sobre técnica de nado e propostas para aulas de natação. Espero que gostem do que será escrito aqui e que de alguma forma, possa ajudar a todos que gostam da natação seja recreativa ou competitiva.
Como todo blog, estarei aberto a todo tipo de comentário que possa melhorar os textos ou a natação. Bem vindos ao TÉCNICA DE NADO.
Saudações aquáticas.
Prof. Rogerio "Mixirica" Nocentini
Assinar:
Postagens (Atom)