terça-feira, 3 de junho de 2008

Durante muito tempo, ouvi a discussão sobre qual a melhor forma de se ensinar a braçada de crawl: com o braço estendido ou flexionado. Depois de muito ensinar, cheguei à seguinte conclusão.
Eu prefiro ensinar com o braço reto e mais tarde, se for preciso, trabalhar a flexão do braço. Por que?
O braço reto no crawl faz com que a criança ou o adulto tenha uma braçada ampla, com a mão entrando e saindo da água na posição correta. Isto faz com que o nado seja equilibrado e esteticamente bonito desde a primeira vez que for nadado.
Com o tempo, alguns alunos podem mudar a posição para braço flexionado, porém, em alguns casos, o crawl com braço reto ainda é mais eficiente.
Alguns professores dizem que são “dois trabalhos”, ensinar a braçada estendida e depois flexionar o braço; que o melhor seria ensinar direto com o braço flexionado. Digo que ensinando com o braço estendido, será muito mais fácil, depois de algum tempo, conseguir um nado crawl com o braço flexionado eficiente e tecnicamente bonito, na verdade, mesmo tendo-se “dois trabalhos”, o professor consegue ganhar tempo e eficiência ensinando com o braço estendido e, depois flexionando-o.
Em termos de eficiência, os dois modos se equivalem. Para provar, abaixo estão dois vídeos recentes, onde dois atletas batem o recorde mundial dos 50 livres, sendo que Eamon Sullivan nada com o braço estendido e Allain Bernard, com o braço flexionado.
VANTAGENS DO BRAÇO DE CRAWL ESTENDIDO:
- grande amplitude da braçada
- braçada eficiente
- correta posição na entrada e saída da mão na água
- equilíbrio no nado
- facilidade e maior velocidade no aprendizado
- opção para flexionar mais tarde
- agradável aos olhos

VANTAGENS DO BRAÇO DE CRAWL FLEXIONADO
- descanso do antebraço na fase aérea
- facilidade no rolamento do corpo

Abaixo o vídeo do recorde mundial de Eamon Sullivan nos 50 livres (21"41) nadando com o braço estendido.



Abaixo, Alain Bernard, antigo recordista (21"50), nadando com o braço flexionado.

2 comentários:

Regis Mencia disse...

Concordo com a sua matéria professor, mas acrescento que mesmo na iniciação aos treinamentos testar as duas opções são válidas, pois pelas minhas experiências vi muitos atletas que renderam muito mais com o cotovelo flexionado mesmo quando iniciam os treinos, acredito que a individualidade tem que ser levada em conta e com relação á aprendizagem nas escolinhas aí sim o braço estendido é mais eficiente mesmo.Abraços Régis

Murilo Santos disse...

Prabens Mixa pelo Blog e pela iniciativa !!!
Abraços Murilo Santos