sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

AS FÉRIAS CHEGARAM...


OBA!!! AS FÉRIAS CHEGARAM!
Quero agradecer a todos os amigos, seguidores e leitores do blog, que me aturaram e acompanharam por mais este ano.
Agora é hora de descansar, tirar o corpo da tomada e recarregar o cérebro!
Desejo a todos um excelente Natal e um Ano Novo maravilhoso com muita alegria, dinheiro no bolso e sucesso!
Até 2010!

MIXIRICA

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ÚLTIMA COMPETIÇÃO DO ANO...


A partir de hoje, no Esporte Clube Pinheiros começa a última competição do ano. Os Campeonatos Brasileiros Junior, Senior e Open com a presença dos melhores nadadores do país. Para quem nunca viu uma competição, esta vale a pena!
No período da tarde, são disputadas as eliminatórias, divididas nas categorias. No outro dia pela manhã, são disputadas as "finais" no Torneio Open, composta pelos oito melhores nadadores do dia anterior, independente de categoria.
O Pinheiros estará aberto para quem quiser assistir esta competição, com entrada franca.
Para acessar a página com os resultados online, clique aqui

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AS 4 FASES DO NADO CRAWL...

Vídeo educacional, descrevendo as 4 fases do nado crawl. Está em inglês (como a maioria dos vídeos), mas dá para entender legal.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AOS MEUS ATLETAS E À EQUIPE DE TÉCNICOS DO PAINEIRAS...


Aos leitores diários deste blog, vou pedir uma pequena licença para colocar uma carta de agradecimento aos meus atletas e companheiros de trabalho deste ano.

Não teremos oportunidade de nos encontrar até o final do ano, então, agora que estou em casa e com acesso à internet, resolvi escrever este pequeno texto para agradecer aos técnicos desta equipe maravilhosa que tão bem seguraram a barra de treinar os atletas infantis na reta final da temporada e, principalmente a estes queridos companheiros do ano inteiro, que tão bem representaram o clube e me deixaram mais orgulhoso do que eu já era.
A participação de vocês, como sempre foi espetacular, os resultados foram ótimos e, pelo que vi nas fotos, a vibração foi total. Parabéns a todos vocês que nadaram no Paulista, incluindo o Tatá e o Fabio que souberam como deixar o astral da moçada lá no alto!
Aos Infantis 2, digo que sentirei muita saudade de vocês e que tenho certeza que o caminho no mundo da natação apenas começou. Ano que vem será mais fantástico do que este e muito ouviremos falar de vocês.
Aos que, infelizmente, terminarão sua fase competitiva na natação, digo que foi um grande prazer trabalhar e conviver com vocês e que espero que tenha ensinado alguma coisa boa para vocês e que vocês possam levar para a vida toda, pois aprender eu aprendi demais. Estarei sempre aqui quando precisarem.
Aos Petizes 2, digo que torço para que venham com muito gás no ano que vem, para que possamos, juntos, continuar este caminho glorioso da natação Infantil do Paineiras. Temos muito o que coonquistar!
Aos Infantis 1, digo que teremos mais um ano fazendo planos, conquistando objetivos, indo cada vez mais longe. Ano que vem, vocês serão o exemplo para os mais novos e caberá a vocês apresentarem aos que chegam a equipe que somos e a que queremos ser.
Aos pais que me aturaram este ano, espero que agora entendam o sentido do treinamento e, que tudo o que faço é pensando no melhor para seus filhos. Agradeço demais as demonstrações de carinho que venho recebendo de vocês.
Adorei o cartão que recebi, fiquei muito feliz e o guardarei com muito carinho. Agradeço também o presente de aniversário que ganhei de vocês.
A Andréia me disse que vocês, atletas, planejavam aportar aqui em casa, todos amanhã para comemorar meu aniversário, Nada me daria mais prazer e fecharia um ano magnífico com chave de ouro. Seria uma ótima forma de me despedir deste ano, mas infelizmente, por motivos médicos, não posso receber visitas, a gente se vê quando der, não faltarão oportunidades, porém, só a intenção de tal encontro já me deixou por demais contente.
Para finalizar, desejo a todos um excelente final de ano com muito amor, paz, compreensão, dedicação e sabedoria e um 2010 repleto de conquistas!
Um beijo a todos.

MIXIRICA

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CRIATIVIDADE...

Quando falo aqui sobre criatividade nas aulas de natação, muitos pensam que se deve fazer loucuras, mudar a aula completamente, fazer brincadeiras, etc. Não se deve ser sempre assim.
O vídeo abaixo mostra um nadador fazendo sempre a mesma coisa - nadando crawl - porém com variações na posição das mãos. Esta também não é uma forma de fazer uma aula diferente?

CRAWL EGÍPCIO?...

Todos nós, ligados à natação, já ouvimos falar do "crawl australiano". Você já ouviu falar do "crawl egípcio"?

domingo, 6 de dezembro de 2009

ESTUDO ASSOCIA EXERCÍCIOS FÍSICOS A MAIOR INTELIGÊNCIA...


Fonte: FOLHA DE S.PAULO - 05 de dezembro de 2009

Exercícios físicos aeróbicos estão associados a uma melhor cognição ( capacidade de o cérebro processar informações e cruzá-las, dando respostas a um estímulo). É o que mostrou um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo com mais de 1 milhão de homens de 15 a 18 anos e publicado no último número da revista "Proceedings of the Nationla Academy of Sciences".
"O mérito deste estudo é a informação de que os exercícios aeróbicos podem colocar a pessoa em outro patamar. Imagine se ele sai de um nível mais alto de cognição na juventude: essa reserva poderá adiar a manifestação das perdas cognitivas na terceira idade." afirma o neurologista Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Pesquisas em andamento do Grupo de Neurofisiologia do Exercício da Unifesp também mostram que exercícios aeróbicos elevam os fatores neurotróficos (de crescimento dos neurônios). Isso provoca um aumento no numero de neurônios e o contato entre estas células, facilitando a transmissão de informações.
Eles também compararam os resultados dos testes ergométricos com as condições sócio-econômicas destes homens na meia idade. Os mais condicionados tiveram mais chances de ter um nível educacional mais alto e empregos melhores.
MECANISMO PSICOLÓGICO
- O exercício provoca liberação de endorfinas e de outros neurotransmissores;
- Mais tranquila, a pessoa consegue assimilar e memorizar melhor as informações.
MECANISMOS FISIOLÓGICOS
- Ocorre a liberação de fatores neurotróficos, que estimulam e preservam a função dos neurônios e favorecem o desenvolvimento;
- Exercícios ativam vários circuitos do cérebro e favorecem o crescimento de novos neurônios no hipocampo ( região responsável pela memória e aprendizado).

Até mais.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

NOVO BLOG DE NATAÇÃO NO AR...


Novo blog no ar, ele fala de nadadores e qualidade de vida, vale a pena conferir.

OI PESSOAL,


Estamos chegando prá levar até vocês dicas, novidades e tudo o que há de melhor sobre NATAÇÃO, QUALIDADE de VIDA e BEM ESTAR!!
Aguardem.

NADADORES INSTANTÂNEOS É SÓ ACRESCENTAR ÁGUA!!!!!

Para acessar o blog, clique aqui

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CRASH TEST!


Bem pessoal, eu sei que o blog está desatualizado, mas é que sofri um pequeno acidente de moto e fiquei internado. Já estou bem, então logo, logo voltarei a atualizar o blog.
Até mais...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AULAS DIFERENTES...QUAL SEU TELEFONE?




Esta é muito fácil, coloque em uma lista 10 atividades para serem feitas na aula, numeradas de 0 a 9.
Para cada aluno, você pergunta o número de telefone e, conforme os números, o aluno vai fazendo as atividades. Certifique-se que sejam atividades não muito longas, para que o aluno consiga fazer as oito atividades durante a aula.
Caso tenha algum número repetido, o aluno fará a mesma atividade.
Até mais.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

LIVROS...

O leitor William mandou duas sugestões de livros de dois professores que são referência no ensino e treinamento da natação no Brasil.
1 - ENSINANDO NATAÇÃO - Prof. William Urizzi de Lima- Phorte Editora (R$ 33,00)
Nesta obra o professor
William explica, demonstra e anali
sa diferentes abordagens pedagógicas para o ensino da natação de uma forma alegre e descontraída. Trata-se de uma referência obrigatória para
aqueles que pretendem trabalhar com natação, atualmente uma das atividades físicas mais recomendadas, indicada par
a todas as faixas etárias e como profilaxia de muitas moléstias respiratórias. Exatamente por isso, o professor de Educação Físi
ca que trabalha com a natação precisa ter ao seu alcance ferramentas didáticas e pedagógicas que permitam versatilidade no se
u trabalho.
2 - Natação Teoria Gestáltica: Uma Nova Concepção Pedagógica - Phorte Editora (R$19,00)
A natação é considerada uma das modalidades
esportivas mais procuradas na atualidade, pois, além de aprimorar a manutenção da saúde, também é necessária para que haja diminuição de casos de afogamento, além de melhorar a vivência em comunidade.
O livro Natação e Teoria Gestáltica apresenta as características das técnicas da natação e se aprofunda em fatores particularmente pedagógicos e didáticos, que buscam a organização do nadador com o meio líquido.
Escrita em cinco capítulos, esta obra de Carlos Alexandre Felício Brito redefine o conceito de natação, fazendo-nos compreender nossas habilidades na prática de nadar e as ações que são praticadas neste meio, potencializando a aprendizagem com a aquisição de novos significados.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AULAS DIFERENTES...McTREINO


Monte vários treinos diferentes, numere-os e peça aos alunos para escolherem que treino querem fazer. Você pode mostrar os treinos ou deixar na sorte!
Até mais.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

LIVROS...


NATAÇÃO - MANUAL DE MEDICINA E CIÊNCIA DO ESPORTE - Joel M.Stager e David A. Tanner - 2ª edição - Editora Manole
Esta segunda edição é uma atualização da primeira, que obteve muito sucesso e foi editada por Costill, Maglisho eRichardson no início dos anos 90. O objetivo desta nova edição é interpretar os recentes conhecimentos da ciência do esporte e aplicá-los especificamente ao treinamento de nadadores de nível municipal, estadual e nacional. Este livro não pretende ser um texto de cientista para cientista, mas sim de cientista para treinadores, médicos, atletas e familiares.
As informações atualizadas sobre medicina e ciência da Natação são apresentadas de maneira clara e prática a fim de serem diretamente aplicáveis.

Livro fácil de encontrar. Preço R$ 84,90.

CURSO...

A S2 Produtos e Cursos Esportivos tem o prazer de anunciar o "Simpósio Multidisciplinar: Estratégias para a Otimização do Alto Rendimento Esportivo", a ser realizado no dia 28/11, na cidade de São Paulo. O evento, que teve as suas vagas esgotadas nas duas últimas sessões em São Paulo, conta agora com um novo formato, reunindo grandes nomes da mais diferentes áreas do treinamento esportivo. Se você é profissional da área ou se interessa em melhorar seu desempenho nos treinamentos e competições, não pode perder esse grande evento. Esperamos contar com sua presença no dia 28/11! (anexo o folder do evento)



Maiores Informações, clique aqui

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

COMPETITIVIDADE...


É importante existir competições durante uma aula? Eu creio que sim.
Acredito que só conseguimos melhorar a técnica do nado com uma certa intensidade nos treinamentos.
Os educativos são muito importantes para a melhoria técnica mas, na minha opinião, só a intensidade é que melhora o estilo, por isso sou extremamente a favor de uma certa competição nas aulas, até porque as crianças adoram!
Colocar pequenos tiros, revezamentos e pequenas competições durante a aula, faz com que o aprendizado dos educativos e séries de técnica sejam melhor absorvidos pelos alunos, além de começar a despertar algum interesse pelas competições e pelos treinamentos.
Até mais.

LIVROS...


Atendendo a uma sugestão do Prof. William que me escreveu, coloco no blog uma lista de livros que considero importantes ou legais para se ler com referência à natação. Quem tiver algum livro interessante, por favor mande, que eu colocarei aqui no blog.
Até mais...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

AS PEQUENAS GRANDES COISAS...por Prof. Robson Gushi


Venho falando sobre aulas diferentes aqui no blog e, esta semanao Prof. Robson Gushi também tocou no assunto no seu blog, leia a matéria.

Para acessar o blog, clique aqui

Hoje eu gostaria de falar sobra as pequenas mudanças que podemos fazer para tornas nossas aulas grandiosas!!!
Quando trabalhamos principalmente com iniciação, as aulas acabam ficando meio repetitivas...mas para nós!!!
Agora como fazer com que as aulas não fiquem repetitivas para nossas ciranças????
Podemos tematizar as aulas, fazendo histórinhas, trazendo desafios, ou simplesmente trocando materiais.
O que eu mais gosto de utilizar é a parte do desafio....Toda criança adora ouvir um "-Eu duvido!"
Ou então aquela velha estória de que temos que chegar na ilha, salvar a princesa ou até mesmo fugir do tubarão...
O mais importante é o seguinte: quando for dar aulas de iniciação para crianças, torne-se uma delas! Faça com que elas não vejam simplesmente um professor (a) em você, mas veja um grande amigo para brincar.
Vou dar alguns exemplos, e partindo destes, monte suas estratégias!!!!
  • Fazer bolinhas:
  1. Simplesmente contando;
  2. Vendo quem solta mais bolinhas pelo nariz;
  3. Vendo quem solta mais bolinhas pela boca;
  4. Quem encosta o bumbum no chão;
  5. Quem encosta a barriga no chão;
  6. Quem demora mais tempo fazendo bolinhas;
  7. Fazer bolinhas fazendo caretas;
  8. Fazer bolinhas falando alguma coisa;
  • Batimento de pernas de crawl:

  1. Com pranchinha;
  2. Com espaguete;
  3. Com flutuador;
  4. Com espaguete amarrado (jet-sky)
  5. Com as pontas do espaguete por baixo dos braços (barquinho);
  6. Com as mãos unidas acima da cabeça (tubarão);
  7. Cachorrinho com a cabeça fora d´agua;
  8. Cachorrinho com a cabeça dentro d´agua;
  9. Cachorrinho com o espaguete por baixo dos braços;
  10. Segurando um brinquedo;
  11. Mãos de foguete;
  12. Superman (uma mão à frente e a outra na lateral do corpo);
  13. Foguete submarino ( por baixo d´agua).
  • Batimento de pernas de costas:
  1. Com a cabeça apoiada no espaguete;
  2. Com o espaguete apoiado na barriga;
  3. Com a prancha atras da cabeça (travesseiro);
  4. Abraçando a pranhca;
  5. Com a prancha por cima das pernas com os braçoes extendidos;
  6. Abraçando o flutuador;
  7. Segurando o brinquedo na barriga;
  8. Foquinha (batendo palmas acima da barriga);
  9. Levando o brinquedo na cabeça.
Logo trarei novas sugestões.
Se tudo correr bem, estarei fazendo alguns vídeos também!!!
Até mais!!!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O LIMIAR "ANAERÓBIO"


Sempre tomamos o valor de inflexão do ácido lático na intensidade do exercício como o ponto onde o exercício passaria de aeróbio para anaeróbio, ou seja, o limiar anaeróbio, pois acreditava-se que durante o exercício vigoroso, o O2 enviado ao músculo era restrito e a elevação dos níveis da concentração de lactato no sangue indicava maior dependência do metabolismo anaeróbio.
No entanto, segundo Joel Stager e David Tanner, autores do livro Natação - Manual de medicina e ciência do esporte, existem mais causas para este aumento abrupto na concentração de lactato no sangue.
Para os autores, a incapacidade dos pesquisadores em demonstrar a falta de oxigênio nos músculos em atividades de esforça acima do limiar anaeróbio, faz com que este fato, isoladamente, não sugira nada sobre metabolismo aeróbio ou anaeróbio.
Chamado de OBLA - início da liberação de ácido lático no sangue - pode ser causado por outros fatores, tais como:
1 - quando as fibras glicolíticas rápidas (tipo IIb) são requisitadas para contração durante esforço intenso, elas produzem lactato sem levar em conta a disponibilidade de oxigênio (Moriotani et al. 1984).
2 - O Sistema Nervoso Autônomo também pode influenciar o OBLA. A estimulação simpática do pâncreas causa a liberação de glucagon, que juntamente com a epinefrina, resulta em glicólise no músculo e no fígado, respectivamente. O resultado é o aumento da disponibilidade de glicogênio - o combustível para a glicólise.
3 - Finalmente, a estimulação adrenérgica e a subsequente vasoconstrição das arteríolas redirecionam o fluxo sanguíneo durante esforço intenso, de modo a manter o débito cardíaco adequado para os músculos em exercício, ao mesmo tempo em que desvia o sangue dos tecidos de metabolismo relativamente baixo com alta resistência ao fluxo (rim e fígado). O resultado é a redução do fluxo sanguíneo para os tecidos glicogênicos (tecidos com absorção líquida de lactato) e da capacidade de remoção do lactato no sangue.
Durante esforço muito intenso, como o sprint na natação, o fluxo sanguíneo que vai para o músculo ativo é 10 a 20 vezes maior do que o que vai para o cérebro e para os tecidos glicogênicos. A absorção ou taxa de remoção do lactato, está relacionada com a taxa com a que ele está sendo produzido.

Fonte: Natação Manual de medicina e ciência do esporte - Joel Stager e David Tanner - Ed. Manole

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

AULAS DIFERENTES...BATALHA NAVAL


Essa foi uma sugestão do Professor Robson Gushi.

Você vai precisar de um quadro, ou uma parede para fixar as folhas que serão utilizadas.

Faça várias folhas com 1 atividade cada uma. Dispopnha em linhas e colunas (como na imagem) e coloque letras para as linhas e números para as colunas. É importante que as folhas fiquem viradas com as atividades voltadas para a parede ou quadro, para que os alunos não possam ver as atividades.

Os alunos devem dize letra e número e aí fazer a atividade correspondente.

Para dar mais emoção, pode-se estipular metas; a aula acaba quando chegar a X metros, ou coloca-se castigos nas atividades, ou coloca-se uma atividade como "FIM DE AULA", enfim, como todas as atividades diferentes, dá para viajar na brincadeira e bolar a mesma atividade de várias formas diferentes.

Abraços, até mais.

MIXIRICA


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CURSO...

INSCRIÇÕES ABERTAS: CURSO e PALESTRA

5o Jornada Santista de Treinamento de Força

1o Simpósio Paulista de Atividade Física e Saúde

DATA: 06 e 07 de Novembro de 2009 (Sexta-feira e sábado)
HORÁRIOS: das 08h30min às 21h30min
LOCAL: Smart Center (
Auditórios I e II) Rua Jose Caballero, 15 - Gonzaga.

CIDADE: Santos, SP – Brasil

Palestrantes:

ü Prof.Dr.Go Tani

ü Prof. Dr. Roberto Fernandes da Costa

ü Profª Drª Sandra Maria Lima Ribeiro

ü Profª Drª Alessandra Medeiros

ü Prof. Dr. José Rodrigo Pauli

ü Prof. Me. Claudio Pavanelli

ü Prof. Me. Artur Monteiro

ü Prof. Me. Fabrício Madureira

Inscrições http://www.informaluiz.com.br

Para facilitar sua inscrição, oferecemos a opção de compra da programação das seguintes formas:
À VISTA

INSCRIÇÃO: CURSO E PALESTRA

ATÉ O DIA 4 DE NOVEMBRO

NO EVENTO

7 palestras

R$ 130,00

R$ 150,00

1 palestra

R$ 40,00

R$ 45,00

Curso

R$ 60,00

R$ 100,00

7 palestras + 1 curso

R$ 190,00

R$ 250,00

CONTAS PARA DEPÓSITO BANCÁRIO OU TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA
Banco Itaú
Favorecido: Luiz Antônio Domingues
Agencia 0610 - Conta corrente 38028-9

Informações:
In Forma: Centro de Atividade Corporal
Rua José Caballero nº. 15 – Gonzaga, Santos/SP.

( Telefone: (13) 3285 6993

( Fax: (13) 3288 3206

8 Website: www.informaluiz.com.br

8 E-mail: informaluiz@informaluiz.com.br

Luiz Antonio Domingues Filho
Presidente da Jornada Santista de Treinamento de Força e do Simpósio Paulista de Atividade Física e Saúde

terça-feira, 29 de setembro de 2009

EFEITO DA DIREÇÃO DA BRAÇADA SOBRE A PROPULSÃO...


A direção da braçada em combinação com a orientação do braço e da mão determina qual a "forma" de deslocamento, influenciando, assim, o arrasto de forma (ver no blog). Além disso, eles também determinam como a força propulsora se divide em componentes de arrasto e de sustentação.
Nem sempre os nadadores movimentam a mão, o antebraço e o braço exatamente na mesma direção, e a direção da braçada muda, às vezes de forma gradual, outras, de forma repentina. Existem várias razões possíveis para estas mudanças.
1 - O movimento das mãos provoca a resistência da água que, por não ser sólida, se movimenta. Uma vez em movimento, oferece menos resistência à mão que se move. Exitem teorias que preconizam que os nadadores devem acelerar as mãos para continuar obtendo força resistiva, ou devem procurar água "tranquila", onde encontrarão mais resistência. Encontra-se água "tranquila" mudando-se a direção dos movimentos das mãos.
2 - É possível que a mudança na posição do corpo na água mudem a direção mais confortável de movimento durante uma braçada.
3 - A mudança de direção pode melhorar o equilíbrio do nadador, pois ele não só movimenta braços e pernas, como também gira o corpo. Com efeito, parte do movimento da mão e do braço pode ser causada pelo giro do corpo e talvez não seja um esforço consciente do nadador.
4 - Os nadadores aumentam a distância percorrida pelos braços e pelas mãos na água evitando o movimento direto desses membros para trás. Isso permite maior distância por braçada.

Fonte: Natação Manual de medicina e ciência do esporte - Joel Stager e David Tanner - Ed. Manole

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AULAS DIFERENTES...ATIVIDADES COM MACARRÃO/ESPAGUETTI...


Uma professora me escreveu, pedindo mais atividades com macarrão/espaguetti nas aulas de natação. Vou mandar alguns e que tiver mais atividades e quiser compatilhar, é só mandar para o e-mail rogerionocentini@gmail.com.
1 - motoqueiro - dá um nó no espaguete e faça de guidão de moto - serve para perna (no lugar da prancha) ou para saltos com corrida, simulando um salto de moto
2 - surfe - colocar o espaguete em baixo dos pés e, em pé atravessar a piscina. Pode-se variar a forma da braçada e a direção - serve para força de braço e equilíbrio.
3 - cadeirinha - igual ao anterior só que sentado
4 - marajá - trabalho feito em duplas: o marajá fica deitado em decúbito ventral, com um espaguete em baixo dos braços e outro atrás dos joelhos. O escravinho empurra o marajá até o outro lado da piscina só com batimentos de pernas segurando nos pés do marajá. Quando chegar ao outro lado, trocar de função.
5 - pulando corda - atravessar a pisicna "pulando corda" com o espaguete.
6 - jangada - amarrar vários espaguetes formando uma jangada e fazer corrida de barcos na piscina
7 - corrida de obstáculos - formar um campo de obstáculos com os espaguetes e fazer os alunos passarem pelo campo. utilize as raias ou pesos para formar o campo.
8 - braço - colocar o espaguete no lugar do flutuador e fazer os alunos nadarem somente com a força dos braços
9 - hóckey - dobrar o espaguete e utilizar como taco de hóckey com alguma coisa pesada no fundo da piscina
10 - cabo-de-guerra - com um aluno de cada lado, fazer um cabo-de-guerra com o espaguete
Até mais...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AULAS DIFERENTES...JOGO DO DADO


Quem não gosta de um bom jogo com dados? Este é um dos meus treinos que fazem mais sucesso, principalmente com os mirins.
A idéia é bem simples. Um caminho com tarefas e um dado. Pode ser individualmente, pode ser em grupos ou com a turma toda.
Um aluno joga o dado e aonde cair a peça que o representa, ele faz a tarefa.
Abaixo um pequeno exemplo. Claro que dá para "viajar", criar caminhos maiores com mais obstáculos, ou tarefas diferentes, adequando às condições de cada grupo. Tente, seus alunos vão adorar!
Até mais.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MÃOS ESPALMADAS OU FECHADAS?...


Os nadadores não podem controlar o tamanho das mãos e dos braços, mas podem controlar a forma das mãos. Uma vez que o arrasto (já foi falado aqui no blog sobre os tipos de arrasto) e a sustentação de forma são dominantes, os nadadores devem tornar suas mãos o mais planas possível. Uma forma de concha ou curva pode diminuir a força propulsora gerada. Alguns nadadores mantêm o polegar distante dos outros dedos (abduzido), enquanto outros os mantém próximos ao indicador. Um estudo realizado por Schleihauf (1979) mostrou que, quando polegar fica muito separado do plano dos outros dedos, o coeficiente de sustentação da mão é maior e atinge o máximo a um ângulo de ataque menor do que quando o polegar é mantido junto dos outros dedos. Assim, os nadadores que usam uma quantidade significativa de força de sustentação para propulsão podem achar que o polegar abduzido (afastado dos outros dedos) aumenta a propulsão.

No mesmo estudo, Schleihauf também constatou que as mãos com os dedos ligeiramente separados (6 mm ou menos) oferece o mesmo arrasto propulsor que os dedos unidos. Contudo uma distância entre os dedos superior a 6 mm reduz esse arrasto. Porém, no caso da sustentação propulsora qualquer distância entre os dedos diminui a força. Portanto, parece que a melhor abordagem para a maioria dos nadadores seria manter os dedos unidos.

Takagi ET AL. (2001) determinaram os coeficientes de arrasto e de sustentação experimentalmente usando sensores de pressão em torno de um modelo de mão. Embora os coeficientes fossem maiores que os determinados por outros pesquisadores, os dados mostraram como os obtidos por Schleihauf, que o polegar abduzido pode criar mais força de sustentação a ângulos de ataque menores.

Fonte: Natação – Manual de Medicina e Ciência do Esporte – Joel Stager e David Tanner - 2ª edição – Ed. Manole

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A ORIGEM DO ÁCIDO LÁTICO...


Sempre ouvimos falar que o ácido lático surge por não haver oxigênio presente na glicólise (via que transforma glicose em substrato combustível, não requer oxigênio e resulta na produção de ATP e piruvato ou ácido lático), Isto não é verdade.

O ácido lático é produzido em repouso, assim como durante esforço leve e a abrangência com que ele se acumula no organismo é complexa.

Para que haja glicólise, é preciso a presença de um cofator derivado de vitaminas, chamado NAD+. Este cofator é responsável pelo fluxo constante de carbono através da glicólise. Sem a presença do NAD+, a glicólise é interrompida no meio do caminho.

Para que não haja o fim dos estoques de NAD+, quando o fluxo glicolítico excede a captação mitocondrial, ou seja quando o fluxo de carbono por meio da glicólise exceder a capacidade mitocondrial de utilizar piruvato através do ciclo de TCA, o NADH (receptor universal de hidrogênio) reduz o piruvato a lactato por meio da fermentação, regenerando assim o suprimento limitado de NAD+. Em outras palavras, a produção de ácido lático acontecerá sempre que ocorrer a glicólise, independente da presença ou não de O2.

O problema, para a sustentação do trabalho muscular intenso não é a produção de ácido lático, mas o seu acúmulo. A formação de ácido lático e sua subseqüente dissociação em lactato e um próton de carga positiva (H+) constituem importante fonte de acidose metabóllica durante esforço intenso. O acúmulo de íons H+ tem sido associado ao declínio da capacidade de produzir força pelo músculo que está realizando esforço, pois ele interfere nas propriedades contráteis do músculo e altera o meio químico das enzimas citosólicas.

Se a concentração de ácido lático no sangue aumentar com a aceleração da velocidade do nado, ocorrerá maior produção do que consumo de ácido lático e por isso o lactato se acumulará no sangue.É o que acontece em intensidades críticas de esforço.

Fonte:Natação: manual de medicina e ciência do esporte – 2ª edição – Ed. Manole

terça-feira, 22 de setembro de 2009

APLICAÇÃO DE FORÇA...

Lembram, algumas postagens atrás, falando sobre um pouco de história do ensino da natação, que em algum momento da história, se ensinavam a nadar no seco? Pois é, este vídeo não tem este objetivo, mas como a atleta está fora da água dá para ver muito bem alguns pontos de aplicação de força no nado de borboleta e sua direção.
Notem a posição dos braços e para onde vai a força que ela está aplicando. Bem legal.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SAÍDA DA PAREDE E DO BLOCO...

Mais um vídeo para vocês. Neste a atleta mostra como fazer a saída da parede com submerso e como fazer saídas do bloco.
Na saída de parede, a posição do corpo é muito boa, mas a atleta levanta a cabeça um pouco antes do que deveria, aumentando a resistência da água.
Nas saídas do bloco, ela dá três opções de saídas. As duas primeiras ((1)balançando os braços para trás e (2) levando os braços ao lado do corpo), embora possam ser ensinadas, não são as mais adequadas para as saídas de competição. A terceira é a ideal, pois é mais rápida. No quarto tipo de saída, quando ela abaixa o quadril para "aumentar" o impulso, na minha opinião também não é uma boa saída. pois faz com que o corpo vá para trás para ir para a frente de novo, aumentando a distância a ser percorrida antes do salto.
O bom destas saídas, é observar a posição do cotovelo alto na primeira braçada, é uma posição muito boa.
A atleta também mostra uma saída de costas, que para começar, até que é legal, mas tem que melhorar muito para competir.
A internet é maravilhosa, mas nem tudo o que está na internet é verdade ou deve ser copiado. Este vídeo é um excelente exemplo disto. Existem partes muito boas e partes que precisam melhorar tecnicamente e seria um erro ensinar ao aluno ou atleta.
Sempre que se depararem com vídeos na internet, é sempre bom dar uma "filtrada" na informação.
Até mais.

MATÉRIA SOBRE CRAWL PEGADA DUPLA NO BLOG DO PROFESSOR ROBSON GUSHI...


Mais uma boa matéria do Professor Robson Gushi, falando de pegada dupla no nado crawl. Há algum tempo, a maioria das pessoas (o que não é o caso do Professor Gushi), eram conta a pegada dupla, pois alegavam que eram dois trabalhos. Mas agora, com grandes nadadores executando o crawl com o braço estendido, as coisas começaram a mudar.
Leia a matéria do Prof. Gushi, que vale a pena.
Para acessar o blog do Prof. Robson Gushi, clique aqui.

Estava eu aqui dando uma volta pela net (principalmente pelo mundo dos blogs) e me deparei com muitas discussões a respeito de um educativo chamado pegada dupla.
No Clube Paineiras (que é onde eu ministro minhas aulas) esse educativo é praticamente obrigatório no aprendizado. Mas é claro que esse exercício não é uma unanimidade. Como qualquer exercício que se faz, ele também pode levar o aluno a ter certos vícios, mas aí é onde entra a atuação do profissional que lá está!
A meu modo de ver, vou colocar algumas vantagens que acontecem na PRATICA (e para mim a melhor é a nº 6):
  1. Melhor finalização da braçada;
  2. Facilidade na coordenação do nado;
  3. Melhor apoio no braço que fica a frente do corpo;
  4. Facilidade para o movimento da respiração lateral;
  5. Maior amplitude da braçada na fase aérea;
  6. Maior concentração e compreenção no movimento.
O item de nº 6 é muito importante. a criança quando faz um exercício que está "fracionado", ou seja, dividido em partes se vê obrigada a pensar mais. O nível de concentração acaba sendo maior e consequentemente o aluno "sente" o que está fazendo.
Acretito que nossos alunos não tem que simplesmente repetir nossos movimentos... eles tem que saber qual movimento proporciona uma maior ou menor locomoção!
Essa coisa de "um braço de cada vez e só troca quando encostar" prende mais a atenção de nossos peixinhos!
Mas nem tudo é festa... também existem alguns pontos negativos:
  1. Perda de velocidade do nado;
  2. Perda de rolamento.
Se formos falar de APRENDIZAGEM acredito que o custo-benefíco compensa... Mas lembrem-se: tanto as vantagens como as desvantagens desse educativo dependem unicamente de nossa atuação!!!
Boa Sorte!