quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MÃOS ESPALMADAS OU FECHADAS?...


Os nadadores não podem controlar o tamanho das mãos e dos braços, mas podem controlar a forma das mãos. Uma vez que o arrasto (já foi falado aqui no blog sobre os tipos de arrasto) e a sustentação de forma são dominantes, os nadadores devem tornar suas mãos o mais planas possível. Uma forma de concha ou curva pode diminuir a força propulsora gerada. Alguns nadadores mantêm o polegar distante dos outros dedos (abduzido), enquanto outros os mantém próximos ao indicador. Um estudo realizado por Schleihauf (1979) mostrou que, quando polegar fica muito separado do plano dos outros dedos, o coeficiente de sustentação da mão é maior e atinge o máximo a um ângulo de ataque menor do que quando o polegar é mantido junto dos outros dedos. Assim, os nadadores que usam uma quantidade significativa de força de sustentação para propulsão podem achar que o polegar abduzido (afastado dos outros dedos) aumenta a propulsão.

No mesmo estudo, Schleihauf também constatou que as mãos com os dedos ligeiramente separados (6 mm ou menos) oferece o mesmo arrasto propulsor que os dedos unidos. Contudo uma distância entre os dedos superior a 6 mm reduz esse arrasto. Porém, no caso da sustentação propulsora qualquer distância entre os dedos diminui a força. Portanto, parece que a melhor abordagem para a maioria dos nadadores seria manter os dedos unidos.

Takagi ET AL. (2001) determinaram os coeficientes de arrasto e de sustentação experimentalmente usando sensores de pressão em torno de um modelo de mão. Embora os coeficientes fossem maiores que os determinados por outros pesquisadores, os dados mostraram como os obtidos por Schleihauf, que o polegar abduzido pode criar mais força de sustentação a ângulos de ataque menores.

Fonte: Natação – Manual de Medicina e Ciência do Esporte – Joel Stager e David Tanner - 2ª edição – Ed. Manole

Nenhum comentário: