terça-feira, 29 de setembro de 2009

EFEITO DA DIREÇÃO DA BRAÇADA SOBRE A PROPULSÃO...


A direção da braçada em combinação com a orientação do braço e da mão determina qual a "forma" de deslocamento, influenciando, assim, o arrasto de forma (ver no blog). Além disso, eles também determinam como a força propulsora se divide em componentes de arrasto e de sustentação.
Nem sempre os nadadores movimentam a mão, o antebraço e o braço exatamente na mesma direção, e a direção da braçada muda, às vezes de forma gradual, outras, de forma repentina. Existem várias razões possíveis para estas mudanças.
1 - O movimento das mãos provoca a resistência da água que, por não ser sólida, se movimenta. Uma vez em movimento, oferece menos resistência à mão que se move. Exitem teorias que preconizam que os nadadores devem acelerar as mãos para continuar obtendo força resistiva, ou devem procurar água "tranquila", onde encontrarão mais resistência. Encontra-se água "tranquila" mudando-se a direção dos movimentos das mãos.
2 - É possível que a mudança na posição do corpo na água mudem a direção mais confortável de movimento durante uma braçada.
3 - A mudança de direção pode melhorar o equilíbrio do nadador, pois ele não só movimenta braços e pernas, como também gira o corpo. Com efeito, parte do movimento da mão e do braço pode ser causada pelo giro do corpo e talvez não seja um esforço consciente do nadador.
4 - Os nadadores aumentam a distância percorrida pelos braços e pelas mãos na água evitando o movimento direto desses membros para trás. Isso permite maior distância por braçada.

Fonte: Natação Manual de medicina e ciência do esporte - Joel Stager e David Tanner - Ed. Manole

Um comentário:

Ricardo Serravalle disse...

Professor, recentemente, após anos e anos de nado fui alertado por um colega que minha braçada no nado crawl estava cruzando. Fiquei espantado já que nado há muitos e muitos anos e ninguém havia me falado isso, pois bem, pedi para um amigo me filmar nadando e tomei um susto!
Minha braçada aérea e entrada na água estão corretas, porém na puxada meu braço cruza por baixo do corpo desestabilizando minha pernada. Qual os exercícios que posso fazer para corrigir isso?