sexta-feira, 11 de setembro de 2009

AULAS DIFERENTES...SHOW DO MIXÃO


Tenho falado sobre motivação nas aulas, então vou colocar algumas aulas que já dei e acho que são legais. Esta primeira é um treino, na verdade, que meus atletas adoram e sempre me pedem para realizá-lo. Dou este treino uma vez por semestre e a galera adora!
É a minha versão do Show do Milhão, entitulada SHOW DO MIXÃO.
1 - Preparação
Chego na piscina de paletó e bermuda (caso esteja calor), a figura ridícula já anuncia o que virá.

2 - O Jogo
- O jogo é composto por uma pirâmide, onde são colocadas tarefas que os nadadores terão que fazer.
- A turma é dividida em grupos - cada grupo em uma raia.
- Pego várias fichas com perguntas e respostas - no meu caso, utilizo as fichas do Show do Milhão original - lembrem, dou este treino para adolescentes entre 13 e 15 anos - se forem crianças, as perguntas devem ser adaptadas.
- Todos começam o primeiro ítem da pirâmide - o ítem de baixo, afinal o objetivo é chegar ao topo da pirâmide.
- À medida que os grupos vão terminando o ítem, vou fazendo as perguntas, que são divididas em graus de dificuldade dependendo da altura da pirâmide.
- Caso o grupo acerte a resposta, ele passa para o próximo ítem. Se errar, repete o ítem que acabou de fazer.
- Vence o grupo que chegar ao topo da pirâmide primeiro.

- Costumo desenhar a pirâmide em uma lousa grande que temos aqui, mas pode ser feita no papel também. Na imagem tem um exemplo, com uma aula tranquila. Deve-se levar em conta, na hora de desenhar a pirâmide e colocar as tarefas, o tempo de aula ou treino, para que seja possível terminar o jogo, porém não muito rapidamente. Tenha em mente que os grupos certamente errarão algumas questões (por isso, deve-se ter questões difíceis) e repetirão alguns ítens.
Experimente dar esta aula/treino e veja a reação dos seus alunos.
Lembrando que este tipo de aula não serve só para crianças, os adultos também vão curtir.
Até mais.

Nenhum comentário: