quinta-feira, 17 de setembro de 2009

56 ATITUDES PARA FORTALECER SUA CARREIRA (40 a 45)...


Há algum tempo eu estava colocando esta lista e parei no número 40, então vamos retomar.

41

"MEU CHEFE ME PERSEGUIA"
Renata Duarte Conceição de Oliva, 29 anos, coordenadora de relações com investidores da Comgás, viveu o drama de se sentir perseguida por um chefe em seu emprego anterior. "Tive trabalhos cancelados e uma bolsa de estudos cancelada."
ATITUDE
Renata optou por não reagir às provocações. Engolia os desaforos. Quando sentiu que a situação brecava seu crescimento profissional, procurou um novo emprego. Levou dois meses para se recolocar. "Foi um período difícil, mas que me ensinou a lidar com adversidades, além de dar um baita jogo de cintura".

42

ASSUMA SEUS ERROS

62% dos executivos consideram que o pior defeito de um chefe é não admitir os próprios erros. Superar essa atitude negativa é prova de humildade. Nos momentos de tensão, isso demontra atitude para aprender e capacidade de negociação.

43

FUJA DA CAÇA ÀS BRUXAS

Evite transformar um erro cometido por um colega em uma caça às bruxas. "É importante tomar cuidado, para não criar um clima de intolerância ao erro", diz o professor Joel Dutra, coordenador do programa de estudos em gestão de pessoas, da FIA. Tenha em mente que todos estão na mesma situação e o momento é de cooperar, e não de empurrar a culpa pra frente.

44

ELEJA O SEU GURU

Escolha uma pessoa experiente, de fora da organização, para orientar seus passos e tirar dúvidas de carreira. Periodicamente marque conversas para contar como anda o trabalho e com quais situações você tem mais dificuldade em lidar. O seu guru deve ser alguém que:
- Inspire confiança
- Você conheça e admire a trajetória de carreira
- Tenha uma conduta irrepreensível
- Seja acessível

45

AMPLIE SUA VISÃO ESTRATÉGICA

Muitos profissionais tendem a centralizar tarefas. É uma atitude equivocada de autopreservação. Quem faz isso acha que o controle das situações minimiza riscos e aumenta o poder. Besteira. "Quem se prende às atividades operacionais não gera a oportunidade de participar mais da estratégia", diz o Professor Joel Dutra, da FIA.

Fonte: Revista Você S.A. - fevereiro 2009

Nenhum comentário: